Sobradinho: Secretaria de Saúde realiza mobilização para realização do exame preventivo de câncer de colo de útero

A Secretaria de Saúde de Sobradinho irá dedicar o mês de agosto para conscientizar as mulheres com idade entre 25 e 64 anos sobre a importância da realização anual dos exames preventivos de câncer de colo de útero, e passa isso vai desenvolver ações de mobilização para que elas comparecerem as Unidades Básicas de Saúde para fazer o exame.

O preventivo, também conhecido como Papanicolau, é um exame ginecológico indicado para mulheres sexualmente ativas e que tem como objetivo avaliar o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, vírus que também é responsável por este tipo de câncer, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente.

Desde o início do mês, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde vêm realizando dias de mobilização para realização dos exames preventivos, contando com o reforço de das enfermeiras de outras unidades. De acordo com a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan, o objetivo é proporcionar agilidade aos atendimentos evitando a formação de aglomerações nas unidades.

“As mulheres entre 25 e 64 anos devem procurar suas Unidades Básicas de Saúde de referência seja para o agendamento durante qualquer momento da semana ou para a realização do exame preventivo no dia de mobilização. É importante destacar que nenhuma mulher nessa faixa etária deve deixar de realizar o exame por receio de ir a uma UBS, pois a gestão e a secretaria trabalham fazendo sua parte na manutenção da segurança e na higienização de todas as unidades de saúde de forma que seja seguro para o usuário que precise ir a unidade”, destacou a Secretária.

Na última quinta e sexta, as UBS da quadra 1 e da S17 realizaram seus dias de mobilização.

“Nessas unidades as mulheres que não compareceram nos dias de mobilização para realização dos exames ainda podem ir até a UBS ou telefonar para a central de marcação de exames para o agendamento de uma data para realização do preventivo”, complementou Maysa Sanjuan.

Acompanhe abaixo a agenda dos dias de mobilização nas demais Unidades Básica de Saúde:

UBS da S05 – 10/08

UBS da N18 – 13/08

UBS da Portelinha – 14/08

UBS da Quadra 03 – 20/08

UBS do Maria Ribeiro – 21/08

Ascom PMS