Sobradinho: Secretaria de Educação lança concurso “Agosto Cultural” vivenciando o mês do folclore

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Concurso “Agosto Cultural” com o tema: “No Folclore, Atributos da Identidade”, tendo como objetivo valorizar as manifestações folclóricas que compõem o saber do povo sobradinhense, para o fortalecimento da sua identidade,através dos recursos midiáticos.

Os estudantes inscritos deverão produzir vídeos através das plataformas digitais que serão elaborados entre os dias 12 a 18 de agosto de 2020, e encaminhados as unidades escolares até o próximo 22 de agosto. Após este prazo, as escolas terão até o dia 28 para enviar os trabalhos para a Secretaria Municipal de Educação.

Os professores deverão interagir com os estudantes, contextualizando o título proposto e auxiliado na produção do material que será elaborado pelos alunos. Os vídeos produzidos serão publicados nas redes sociais.

A Secretaria de Educação irá disponibilizar os recursos tecnológicos para os alunos que não tiverem acesso a equipamentos de gravação e internet, garantindo assim que todos os estudantes participem da atividade.

No envio dos vídeos pelos estudantes, deverá constar também o termo de autorização de uso de imagem do aluno, assinado pelos seus responsáveis, com uma cópia fornecida pela unidade de ensino em que ele esteja matriculado.

A Comissão Julgadora será formada por membros da Secretaria de Turismo e Cultura do Município-Setuc (3 membros), Conselho Tutelar (1 membro), Conselho de Alimentação Escolar-CACs/FUNDEB (1 membro), Conselheiros de Alimentação Escolar- CAE (1 membro) e pessoas da comunidade sobradinhense com notório saber nas atividades culturais, em salas separadas, na Universidade Aberta de Sobradinho-Uab, com Carta Convite para todos.

Os quatro primeiros lugares receberão troféus, medalhas e certificados de participação.

De acordo com a Secretária de Educação, Dulcilene Kestering, os participantes deverão atender aos seguintes critérios: Os vídeos devem expressar, de maneira criativa, o título proposto; deverão ter, no máximo, 8 minutos para danças e dramatizações de lendas; 5 minutos para brincadeiras, cantigas de roda, cantigas de ninar e músicas folclóricas, e 3 minutos para linguagem folclórica (Literatura de Cordel, adivinhações, anedotas, provérbios, parlendas, trava-línguas).

“Considerando a importância do folclore na valorização de nossa identidade, a Secretaria Municipal de Educação imbuída do senso de pertencimento construído e construtor da valorização da identidade do seu povo, também, nas suas diversas manifestações culturais, convida a todos os profissionais da educação, estudantes e famílias a se envolverem no Agosto Cultural, ação proposta para registrarmos em vídeos as diversas manifestações folclóricas do município. Mesmo sem as aulas presenciais nossa equipe tem criado ações para, mesmo à distância, garantirmos a continuidade do ensino aprendizagem”, destacou a Secretária de Educação Ducilene Kestering.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (74) 98847 4621, com a professora Rosimeire.

Ascom PMS