Saúde inclusiva: Secretária de Saúde de Sobradinho garante atendimento a pacientes acamados, em domicílio

Saúde e assistência humanizada para todos. Seguindo este princípio, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, oferece cobertura e atendimento médico e de enfermagem para pessoas que estão acamadas, através do atendimento domiciliar, que abrange um público de idosos e pessoas com deficiência.

Tendo em vista, a qualidade de vida da população e o desenvolvimento da rede de saúde pública do município, o Núcleo de Atenção Primária em Saúde, disponibiliza as Equipes de Saúde da Família das UBS para visitas semanais aos usuários acamados.

“A equipe da Secretaria de Saúde trabalha com o objetivo de atender de forma qualificada toda a população usuária da rede de saúde pública do município, e por isso estabelecemos os atendimentos aos acamados enquanto um serviço prioritário das nossas Equipes de Saúde da Família. Estabelecemos um calendário de visitas tendo em vista a situação do usuário da rede. Os profissionais médicos e de enfermagem, de cada Unidade Básica de Saúde, são os responsáveis pelo acompanhamento desses pacientes”, esclareceu a Secretaria de Saúde, Maysa Sanjuan.

Atualmente, dezenas de pacientes são assistidos em domicilio por uma das equipes.

” Aproveitamos para informar que, os pacientes que necessitam desse tipo de assistência, devem entrar em contato com os Agentes Comunitários de Saúde de suas quadras e/ou procurar uma das sete Unidades Básicas de Saúde do município. Cada paciente é acompanhado rotineiramente pelos agentes. As visitas do médico e da enfermeira acontecem de acordo com a avaliação dos profissionais, que verificam a situação do paciente e a necessidade de uma maior ou menor esporadicidade das visitas”, esclareceu a secretária.

Ascom PMS/ Foto ilustrativa