Números da Covid 19 em Sobradinho: casos ativos se estabilizam e cresce o percentual de pacientes curados

Após dois meses da confirmação do primeiro caso no dia 13 de Maio, Sobradinho estabilizou o número de casos ativos que atualmente é cinco vezes menor que o número de curados. O município, que inicialmente enfrentou um acelerado crescimento no número de infecções, hoje conta com 38 casos ativos, 199 moradores curados e mais de 1.300 testes já realizados.

Para a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, “os números comprovam os resultados positivos de um árduo trabalho realizado ao longo dos últimos 4 meses”.

Desde o momento em que o primeiro caso do novo Coronavírus no Brasil foi confirmado, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Comitê de Enfrentamento à Pandemia, organizou estratégias para o enfrentamento da COVID-19 e construiu o Plano Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Desde o início as coordenações de Atenção Primária de Saúde, Vigilância Sanitária e do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, passaram a atuar de forma articulada com a Vigilância Epidemiológica. Esse trabalho conjunto que se estende até hoje, permitiu que definíssemos as ações emergenciais adequadas para controlar, superar e reduzir os impactos ocasionados pela pandemia. Portanto, quando nos deparamos com o boletim onde o número de casos ativos é cinco vezes menor que o número de curados verificamos como o bom trabalho da gestão se prova através dos números” complementou, Maysa Sanjuan.

Entre diferentes ações tomadas pela gestão municipal com o objetivo de combater e controlar a disseminação do Coronavírus entre a população, destaca-se a implementação do Lockdown, ação em que o município foi pioneiro na região. Sua implementação foi pensada através da constatação da associação da incidência de casos ao grande fluxo de deslocamento de pessoas na região.

Outro fator importante no combate ao aumento do número de infecções de Coronavírus foi a realização dos testes rápidos adquiridos em parceria com o Governo do Estado e com empresas que compõem o Complexo Eólico Vento Certo.

Através do avanço no número de testagem foram realizados mais de 1300 testes em menos de três meses. De acordo com o número de habitantes, Sobradinho testa cerca de 3 vezes mais que a média no Brasil e 2 vezes mais que a média de testados na Bahia.

O município realiza testagem em domicilio de pacientes com sintomas ou que tiveram contatos com positivados, além de realizar o mapeamento imunológico, através de testes com os profissionais da saúde, de Segurança Pública e de instituições financeiras, visto que são trabalhadores dos serviços essenciais que constantemente mantem contato com a população, como também testes em pacientes que procuram as unidades de saúde.

Foram testados também todos os idosos do Abrigo Pedras Preciosas e também toda a equipe de profissionais da instituição. Até o momento foram testadas mais de 1.300 pessoas, o que representa em torno de 5,7 da população.

“Nosso foco agora é buscar e combater o ciclo de contágios. Através da elaboração de novas estratégias que se adaptem ao momento, nós procuramos ocupar todos os vazios assistenciais. As ações estão sendo redobradas, e novos fluxos vão sendo estabelecidos a fim de que o ciclo de controle ao Coronavírus esteja constantemente bem traçado e atualizado”, concluiu a secretária.

Ascom PMS