Na abertura da Jornada Pedagógica de Sobradinho 2020, conhecimento e comemoração de grandes conquistas

“Mais um ano em que tudo foi feito com capricho e muito carinho, a educação mais uma vez dá um show no evento de abertura da Jornada Pedagógica”, declarou a professora Joelma Brito.

Foi com entusiasmo e reconhecimento, que foi aberta a Jornada Pedagógica 2020, em Sobradinho, que trouxe como tema: “Educação: a Colheita Vem Pelo Plantio. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (13) no memorial da Chesf e foi direcionado para professores, gestores e colaboradores da Educação Municipal como forma de valorizar, reconhecer e dar visibilidade ao grande trabalho desenvolvido por profissionais dedicados com a qualidade e evolução nos índices educacionais, ao longo dos últimos anos.

O evento contou com a presença do Prefeito Luiz Vicente Berti, do vice-prefeito Paulo Lima, do presidente da Câmara Regis Cleivys Sampaio, comandante da 96° CIPM Manuel Perdiz, secretários municipais, profissionais da educação, representantes eclesiásticos e da sociedade civil organizada.

A Jornada Pedagógica 2020 celebra uma grande conquista: a implantação do Currículo do Sistema Municipal de Ensino, onde constam as diretrizes e ações do município que serão implantadas pelo município, importante instrumento norteador dos 200 (duzentos) dias letivos e da Formação Continuada para consolidar a educação como direito de todos. Uma prova da democratização da gestão, da garantia da educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos nas instituições de ensino, de respeito e valorização a nossa identidade, a pluralidade e diversidade, metas prioritárias do currículo.

A palestra de abertura foi feita pela professora e amiga da educação do Sobradinho, Rosilene Vila Nova Cavalcante, que fez uma reflexão sobre o tema da jornada.

Com o tema “Profissionais Girassóis: Jardineiros Emocionais, o mágico Jardel Guilherme Beck contagiou a todos com bastante dinamismo e informações sobre a educação nos dias atuais e como alcançar melhores resultados na garantia do direito à educação e no processo de valorização dos profissionais que atuam na área.

A Secretária de Educação, Dulcilene Kestering, agradeceu a sua equipe de trabalho e falou da importância do encontro.

“Agradeço a todos os profissionais envolvidos na organização da edição 2020 da nossa jornada pedagógica. Neste encontro, refletimos sobre o papel do professor atualmente e ressaltamos que os desafios que são muitos. Tudo isso tendo vista uma educação de qualidade e resultados cada vez melhores na aprendizagem dos nossos alunos. Como o girassol que gira para o sol, buscamos luz nos Marcos Legais da Educação. E quando os desafios vêm, assim como o girassol, buscamos uns nos outros a energia necessária para prosseguir resilientes, firmes e cheios de fé e esperança. Portanto, Buscamos oferecer aos professores o melhor, pois somos o que a educação faz da gente”, disse a secretária.

Durante o ato, o prefeito Luiz Vicente Berti fez a entrega simbólica das placas da 4ª ação de reconhecimento do ConvivaEducação, premiação da qual Sobradinho se incluiu entre os 30 municípios brasileiros com o melhor desempenho nos índices de educação. Sendo contemplado através do Banco Itaú/ ConvivaEducação com 1.610 coleções compostas de 2 títulos infantis para cada criança da Educação Infantil, totalizando 805 alunos da rede beneficiados.

Durante seu discurso, o gestor municipal destacou os avanços na rede de ensino municipal e parabenizou todos os profissionais da educação que contribuíram para os bons resultados obtidos.

“Implantamos em sobradinho uma Educação de qualidade social, inclusiva e participativa. Temos muito o que comemorar. A educação de Sobradinho deu um salto nestes últimos anos, graças aos investimentos da gestão e ao empenho de todos os profissionais, do porteiro, a merendeira, aos professores e gestores. Muito bem capitaneada pela Secretaria Dulcilene Kestering, que seguramente é hoje um referencial no estado da Bahia, contamos com profissionais qualificados, escolas estruturadas e dignas dos alunos, merenda escolar de qualidade, transporte acessivo e confortável para todos os alunos, projetos estruturantes e que desenvolvem o censo de cidadania, com destaque para o LET – Leitura e Escrita nas Escolas e projeto caatinga”, afirmou Luiz Vicente.

O prefeito também comemorou a implantação do Currículo do Sistema Municipal de Ensino, uma marca da sua gestão.

“Esse é um momento importante, histórico para a educação de Sobradinho, que até então não tinha seu próprio Currículo do Sistema Municipal de Ensino. Mais uma marca da nossa gestão que deixaremos para a posteridade. Orgulha-me ter contribuído para para este legado e mais ainda por ter acompanhado o processo de sua construção, e constatar que foi elaborado de forma participativa, plural, responsável e com vistas a um projeto político pedagógico sério e inclusivo”, concluiu.

Ascom PMS