“A responsabilidade de combater o novo coronavírus é sua também, é de todos”: Prefeitura de Sobradinho lança campanha pedindo à população que faça sua parte na luta contra a covid 19

O Distanciamento social é o termo dado a uma série de medidas que visam o afastamento das pessoas a fim de garantir sua proteção em uma situação de pandemia, como a que o mundo está vivendo diante do novo coronavírus, que no Brasil já matou quase 70 mil pessoas. Esse distanciamento faz-se necessário para evitar transmissão de doenças e, portanto, é uma medida que visa à saúde da população. Apesar das consequências para a economia e da mudança na rotina das pessoas, o distanciamento é necessário e deve ser uma responsabilidade dos governos e da população.

Para garantir essa distância, é importante que nos afastemos da escola, do trabalho e de eventos, como shows, eventos religiosos e sociais. Cabe aos governos determinar quais atividades serão suspensas e garantir, por meio de medidas restritivas, a saúde da população.O novo coronavírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias, eliminadas pelo indivíduo infectado, ou ainda pelo contato com objetos contaminados e posterior contato com as mucosas. Essa doença é facilmente transmitida e rapidamente evoluiu no país e na região, chegando a números assustadores.

Em Sobradinho, atualmente com 224 casos confirmados, 173 curas clínicas, e 11 óbitos a gestão municipal adotou uma série de medidas, através de decretos municipais, proibindo aglomerações, cancelando eventos, suspendendo atividades não essenciais e aulas presenciais, além da adoção do Lockdown e do Toque de Recolher. Estas medidas estão sendo importantes para frear o número de casos no município.

No entanto, há quem ainda desrespeite as recomendações sanitárias e de distanciamento social, minimizando o poder de contágio do vírus, se expondo e expondo aos outros, o que atenta contra a saúde pública.Para reforçar as medidas e sensibilizar os moradores de Sobradinho sobre a importância de todos na luta contra a covid 19, chamando à responsabilidade social, a Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha “A responsabilidade de combater o novo coronavírus é sua também, é de todos”, despertando nos diversos setores da comunidade o senso coletivo.

“As gestões municipais e estaduais estão fazendo sua parte na adoção de medidas preventivas, de combate e organizando a estrutura da saúde para atender aos pacientes, mas se cada cidadão e cidadã não se comprometer, todo este trabalho será improdutivo para conter a propagação do vírus. Do empresário ao funcionário, estudantes, professores, profissionais autônomos, todos devem assumir a responsabilidade e adotar nas suas vidas as medidas recomendadas, como higienização correta das mãos, uso de máscaras, e principalmente, o distanciamento social. Destaca-se que, ao ser recomendado o distanciamento social, é fundamental que a pessoa também se afaste dos seus amigos e familiares fisicamente. Isso significa que ela deve manter contato próximo apenas com as pessoas que vivem em sua casa, evitando festas e confraternizações”, esclareceu a Secretária de Saúde Maysa San Juan.

A campanha lança cards com apelos para algumas categorias, que estão disponibilizados na página do facebook da Prefeitura de Sobradinho para serem compartilhados. Faça sua parte! Seja um multiplicador desta luta!

Ascom PMS