Sobradinho é destaque nacional nas Boas Práticas de Educação Alimentar e Nutricional

Aconteceu na última terça-feira (08) no auditório da Assembleia Legislativa em Salvador, o Encontro de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar -PENAE. O município de Sobradinho se destacou entre as mais de 900 escolas participantes de várias regiões do país, por adotar boas práticas nutricionais.

O destaque foi para a Escola Maria de Lourdes Maranhão de Aguiar, Pré-Escolar Lulu, que figurou entre as 20 escolas selecionadas para compor a publicação dos “Melhores Relatos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I” um concurso que premia as ações que fortalecem a atuação do controle social de Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além de incentivar a participação ativa da comunidade nas ações do programa, o prêmio visa também valorizar as experiências que geram impactos positivos referentes à gestão do PNAE, para que estas ações tornem-se referência e inspiração para outros conselhos de alimentação em todo o Brasil.

A informação foi divulgada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que realiza a Jornada com o objetivo de incentivar o debate e a prática das ações da Educação Alimentar e Nutricional, no ambiente escolar, dando visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil.

Os temas escolhidos para a Jornada foram a “Promoção da Alimentação Saudável e a Prevenção da Obesidade Infantil no Ambiente Escolar.

Representaram o município de Sobradinho, a Secretária de Educação Ducilene Kestering, a gestora do Pré escolar Lulu, Vanalúcia Vale e a nutricionista Queila Mendes.

“Com certeza fazer parte deste seleto grupo enobrece nossa cidade. Parabenizo toda equipe do Pré Escolar Lulu, pelos excelentes resultados alcançados na pessoa de nossa nutricionista Queila Mendes, que esteve lado a lado com cada colaborador desenvolvendo este brilhante trabalho. Isso é resultado de uma gestão séria que investe no presente e no bem estar futuro das crianças atendidas pela rede municipal de ensino. Então, ao mesmo tempo em que este trabalho ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para um estilo de vida saudável,” disse a gestora do Pré escolar Lulu, Vanalúcia Vale.

Muito feliz pela premiação, a secretária de Educação Ducilene Kestering, destacou a importância de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas na educação infantil.

“Como Presidente da Diretoria do Polo Territorial do Sertão do São Francisco, parabenizo os municípios de Sento-Sé e Sobradinho por terem se destacado dentre os 10 municípios que compõem o Território pelas boas práticas no desenvolvimento da nutrição escolar. Em se tratando de Sobradinho, vale ressaltar que o alcance desses resultados só foi possível graças a determinação do prefeito Luiz Vicente Berti, em dar prioridade a qualidade da merenda dos alunos da rede municipal de ensino. Portanto, esta premiação é o reconhecimento de um trabalho realizado em equipe onde as maiores beneficiadas têm sido as nossas crianças”. finalizou a Secretária de Educação Ducilene Kestering.

Para as escolas que concluíram e que estão presentes na lista preliminar, já está disponível para download, na plataforma e-FNDE (http://educacaocorporativa.fnde.gov.br), o selo completo de conclusão da Jornada, com as seis partes. O FNDE ainda enviará Certificado de Menção Honrosa nominal ao nutricionista, ao diretor da escola e ao coordenador da jornada.