Secretaria de Saúde inicia série de Rodas de Conversa sobre câncer de mama

A Secretaria de Saúde, através da UBS da Quadra 1, e da equipe do NASF, realizou, nessa segunda-feira (7), a primeira de uma serie de conversas sobre a campanha do Outubro Rosa.

O primeiro encontro aconteceu na UBS da Quadra 1, na São Francisco, e contou com a participação da Equipe de Saúde da Família (ESF) da unidade, e também do público atendido pelo posto de saúde.

“Esse encontro de hoje é uma primeira ação que a SMS está organizando durante a campanha do Outubro Rosa. A participação da população é importantíssima, pois queremos compartilhar informação, e ainda alertar a população para a necessidade do autocuidado e da ida frequente ao médico. Mulheres e homens devem ficar atentos para os indícios do câncer de mama, porque tanto um quanto outro podem desenvolver a doença”, alertou a enfermeira e coordenadora de atenção básica, Blenda Carmo.

O Outubro Rosa em Sobradinho, buscará o diálogo entre os profissionais de diferentes campos da saúde com o objetivo de conscientizar a população.

“Enquanto grupo de profissionais em saúde de diferentes áreas, a equipe do NASF participa de encontros como o de hoje, com o objetivo de contribuir e dar uma maior abrangência a campanha. Fico feliz vendo a população comparecendo e participando. Junto com a médica da UBS que trouxe para a conversa dados técnicos, eu pude contribuir falando sobre a importância de cuidar da saúde mental, durante a investigação ou o tratamento do câncer. Além disso, usarei a oportunidade das rodas de conversa para falar diretamente com as mulheres, abordando principalmente sobre o empoderamento feminino, sobre como é importante elas conhecerem o próprio corpo”, concluiu a psicóloga do NASF, Larissa Alves.

A programação de palestras segue durante todo o mês de outubro. No próximo dia 17, o encontro está marcado para às 8h30, na UBS da N18.

Ascom PMS