Secretária de Educação realiza I Encontro Formativo do Território 10

A Secretária de Educação e Diretora do Território 10 – Sertão do São Francisco, Ducilene S. Kestering coordenou nesta segunda-feira (16) no Polo UAB Juazeiro-BA, o I Encontro Formativo com os Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias de Educação de 10 municípios: Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Curaçá, Canudos, Sento-Sé, Uauá , Sobradinho e Campo Alegre de Lourdes. A ação é uma parceria com o Conviva Educação e a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

O encontro teve como objetivo trabalhar de forma integrada as práticas pedagógicas nas unidades escolares de cada município que faz parte do território

As formadoras da SME, Givanice Fonte, Joselha Pires e Batuyra Cristina do Carmo apresentaram a experiência exitosa de Sobradinho, sob o tema: BNCC nas Práticas Pedagógicas: Instrumento de Efetivação e Monitoramento. As formadoras expuseram as ferramentas de trabalho em sala de aula como plano de curso, diários de classe, plantão Ideb utilizados com sucesso no Sistema Municipal de Ensino, tudo dentro das exigências da BNCC.

Segundo a formadora Gilvanice Fonte, a formação continuada é, por excelência, uma atividade coletiva na qual o coordenador ocupa a posição de protagonista.

“É por isso que é importante desenvolver uma boa relação com os professores e compartilhar com competência os conhecimentos, habilidades fundamentais para o bom formador. O processo formativo envolve o debate e a percepção daquilo que não está funcionando, ou seja, do que pode ser melhorado na prática. Desta forma, o desenvolvimento de uma relação de confiança com os professores é fundamental para que eles se sintam à vontade ao expor os problemas didáticos e as dificuldades no ensinar – as molas propulsoras da formação”, explicou a formadora.

Também presente no evento, a gestora da educação em Juazeiro, Lucinete Alves, parabenizou a iniciava.

“Quero agradecer a participação de todos e parabenizar a Ducilen, Kestering. O encontro foi muito positivo, o objetivo de todos os dirigentes é fortalecer, integrar e trocar experiências para construirmos, juntos, uma educação pública de qualidade na nossa região”, concluiu a secretária.

Secretária de Educação e Diretora do Território 10, Ducilene Kestering reforçou a importância do evento.

“A construção de uma boa educação pública, exige um repensar crítico e reflexivo nas ações de sala de aula. Entendemos que um ensino de qualidade tem como elementos basilares a reestruturação curricular, a gestão democrática e o projeto de formação continuada de educadores. A paixão pela educação nos move para o senso de pertencimento que nos desafia a promover o desenvolvimento humano para responder aos anseios dos municípios. Quero agradecer a Undime/Conviva por assegurar a vinda de Zuma da Silva que discorreu sobre o Uso do Conviva no Contexto do Novo Currículo e parabenizar as formadoras da SME, de Sobradinho, pela dedicação nessa trajetória de Formação Contínua e Continuada desenvolvida no município”, disse secretária.

A articuladora do Conviva Bahia, Zuma da Silva, elogiou a organização e participação no encontro.

“ Pra mim foi um momento de trabalho muito rico, pois a gente percebe que este território atua fortemente em defesa de uma educação pública de qualidade e que tem muito a contribuir com o fortalecimento da educação em todo estado da Bahia. Foi um momento de formação muito intenso, onde tivemos a oportunidade de apresentar o Conviva e o seu bloco de ferramentas virtuais, que pode ser útil para dar melhor suporte aos profissionais do ensino, como também tivemos a oportunidade de conversar e discutir sobre a implementação da BNCC enquanto política pública. Estou saindo feliz e muito satisfeita com a riqueza e a diversidade cultural do Território, espero voltar sempre”, declarou a articuladora.

Ascom PMS