Prefeitura de Sobradinho realiza mais de 240 atendimentos oftalmológicos em três meses de implantação do serviço

A Secretaria de Saúde de Sobradinho já realizou 240 atendimentos oftalmológicos, nos três meses em que a especialidade médica passou a ser ofertada pela gestão municipal.

Nesse mês de Junho, a equipe da empresa contratada, através de um processo de credenciamento SUS realizado pela SMS, esteve mais uma vez em Sobradinho realizando os atendimentos e exames oftalmológicos dos pacientes previamente encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

“Em cada mês que nosso consultório móvel veio a Sobradinho realizamos um total de 80 consultas diárias. Elas são de caráter investigativo, e tem a finalidade de descobrir se o paciente possui alguma doença ocular. É por isso que além da consulta propriamente, todos os pacientes atendidos realizam os exames de tanometria, mapeamento da retina e fundoscopia. Se não detectado nenhum problema maior, os pacientes recebem somente a prescrição dos óculos, quando necessária. Porém, aqueles em que o médico e os exames detectam doenças como glaucomas, catarata ou pterígio, são encaminhados pela Secretaria de Saúde para exames específicos e cirurgias”, declarou Marcos Conceição, consultor da empresa.

O adolescente Cauã Alves, 12 anos, após sentir dificuldades para ler na escola, fez a sua primeira visita ao oftalmologista.

“Essa é a primeira vez que eu vou fazer exame de vista. Pedi para minha mãe me trazer, pois tenho dificuldade em enxergar o quadro da escola. Eu sempre tive que sentar na frente e forçar meus olhos para poder ler as atividades que as professoras passam, com isso minha cabeça sempre acabava doendo e eu já tive até tontura. Mas agora eu posso fazer a consulta e os exames aqui mesmo em Sobradinho, sem precisar ir pra Juazeiro, onde elas são caras. E melhor ainda é que é perto de minha casa e de minha escola”, declarou Cauã.

Os atendimentos continuam no mês Julho.Para agendamento os usuários devem passar pelas UBS, que farão o encaminhamento.