Prefeitura de Sobradinho realiza mais de 240 atendimentos oftalmológicos em três meses de implantação do serviço

Prefeitura de Sobradinho realiza mais de 240 atendimentos oftalmológicos em três meses de implantação do serviço

A Secretaria de Saúde de Sobradinho já realizou 240 atendimentos oftalmológicos, nos três meses em que a especialidade médica passou a ser ofertada pela gestão municipal.

Nesse mês de Junho, a equipe da empresa contratada, através de um processo de credenciamento SUS realizado pela SMS, esteve mais uma vez em Sobradinho realizando os atendimentos e exames oftalmológicos dos pacientes previamente encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

“Em cada mês que nosso consultório móvel veio a Sobradinho realizamos um total de 80 consultas diárias. Elas são de caráter investigativo, e tem a finalidade de descobrir se o paciente possui alguma doença ocular. É por isso que além da consulta propriamente, todos os pacientes atendidos realizam os exames de tanometria, mapeamento da retina e fundoscopia. Se não detectado nenhum problema maior, os pacientes recebem somente a prescrição dos óculos, quando necessária. Porém, aqueles em que o médico e os exames detectam doenças como glaucomas, catarata ou pterígio, são encaminhados pela Secretaria de Saúde para exames específicos e cirurgias”, declarou Marcos Conceição, consultor da empresa.

O adolescente Cauã Alves, 12 anos, após sentir dificuldades para ler na escola, fez a sua primeira visita ao oftalmologista.

“Essa é a primeira vez que eu vou fazer exame de vista. Pedi para minha mãe me trazer, pois tenho dificuldade em enxergar o quadro da escola. Eu sempre tive que sentar na frente e forçar meus olhos para poder ler as atividades que as professoras passam, com isso minha cabeça sempre acabava doendo e eu já tive até tontura. Mas agora eu posso fazer a consulta e os exames aqui mesmo em Sobradinho, sem precisar ir pra Juazeiro, onde elas são caras. E melhor ainda é que é perto de minha casa e de minha escola”, declarou Cauã.

Os atendimentos continuam no mês Julho.Para agendamento os usuários devem passar pelas UBS, que farão o encaminhamento.

Ascom PMS