Por uma Sobradinho ainda mais verde: Prefeitura lança a primeira etapa do Programa Florescer

Na próxima sexta-feira (20), às 8 horas, acontecerá na avenida principal da Vila Santana, o lançamento da primeira etapa do programa “Florescer Sobradinho”, que tem como objetivo tornar a cidade ainda mais verde, saudável e arborizada.

O programa de arborização foi idealizado pela primeira dama do município, Fernanda de Cássia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e consiste no plantio de mudas de ipês rosas, que irão embelezar as praças e espaços da cidade.

Além da função paisagística, a arborização proporciona à população mais qualidade de vida, protege contra ventos, diminui a poluição sonora, absorve parte dos raios solares, promove o sombreamento e a atração de pássaros, absorvendo também a poluição atmosférica e neutralizando seus efeitos.

Sobradinho, que já possui belas e estruturadas praças, ficará ainda mais contemplativa, com o plantio da espécie de ipês rosas, de crescimento rápido e que podem atingir até 35 m. Eles florescem abundantemente de junho a agosto, preferem climas mais quentes, solos férteis e bem drenados. A espécie é largamente empregada no paisagismo por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa e também recomendada para recuperação de ecossistemas degradados.

Nesta primeira etapa do programa, serão plantadas 500 mudas de ipês rosas na Vila Santana e na quadra 1 da São Francisco, adquiridas através de uma doação da empresa Agrovale.

Para a realização do manejo das mudas de ipês rosas, a gestão enviou técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SIESP) para uma capacitação, garantindo podas de forma adequada, com plantas nativas que serão cultivadas.

“Uma cidade arborizada em uma região como a nossa, torna-se diferenciada e mais aprazível para se viver, além de contribuir com a estética, deixando nossa cidade ainda mais bonita. Sobradinho está crescendo, por isso precisamos ampliar e melhorar as áreas verdes. O programa foi planejado tecnicamente, com vistas no futuro de uma Sobradinho mais sustentável e com qualidade de vida para os seus moradores. Estamos passando por uma estruturação física importante e necessária, e agora, somando com este programa paisagístico, teremos uma cidade atrativa para os turistas e muito melhor para se viver. Agradecemos o apoio das Secretarias de Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos e de Agricultura e Meio Ambiente, que de forma direta estão contribuindo com a implantação desse programa. Convido a população para conhecer mais de perto o programa na próxima sexta-feira, quando faremos o lançamento oficial. A arborização de uma cidade envolve, além do poder público, todos os moradores da cidade, que devem cuidar e colaborar com a manutenção das especies que serão cultivadas. Sobradinho vai florescer e juntos, vamos cultivar essa ideia”, afirmou a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda de Cássia.

Ascom PMS