Mais de 15 mil peixes são soltos no Rio São Francisco em ação educativa da gestão municipal

No mês em que o Rio São Francisco completa 518 anos, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a CODEVASF e a Secretaria de Agricultura de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira (24) no balneário do Chico Periquito a soltura de mais de 15 mil alevinos.

O peixamento contou com a presença dos estudantes da Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira e do Centro Educacional de Sobradinho – CES. O piau e o pacamã foram as duas espécies nativas de alevinos escolhidas para voltar às águas do Velho Chico.

Os alevinos, armazenados em sacos plásticos com água e oxigênio, foram colocados no rio por cerca de cinco minutos, ainda dentro dos sacos, para as temperaturas se igualarem. Depois os alunos depositaram os peixes cuidadosamente no rio.

“Fiquei muito feliz em participar deste momento. Cuidar tanto do rio, quanto dos peixes que vivem nele é muito importante, pois todos nós dependemos deste rio pra viver”, declarou o estudante do 8º ano do CES, Igor Timóteo da Silva.

De acordo com o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente Leneildo Monteiro, apenas espécies nativas foram depositadas.

“As espécies têm importância ecológica e econômica, pois fazem parte da cadeia alimentar natural, além de servirem como fonte de renda para os pescadores da região. Esta atividade é uma espécie de presente para o rio e para a cidade, pois vai beneficiar a população ribeirinha. Além disso, é uma oportunidade de educar as crianças, já que elas podem influenciar os pais a preservarem o meio ambiente”, afirmou o secretário.

A Secretária de Educação, Ducilene Kestering, acompanhou todo o processo de soltura dos alevinos no rio e falou da importância da ação.

“Neste mês de outubro, em que o Rio São Francisco completa 518 anos, o nosso principal objetivo é o de despertar o desejo de conservação ambiental nos alunos. O prefeito Luiz Vicente vem incentivando políticas voltadas ao meio ambiente como o projeto Florescer Sobradinho, que faz o plantio de árvores e, através de parcerias com órgãos como a Codevasf, fomenta ações voltadas a conservação ambiental. Esta ação com os alevinos terá continuidade e faremos mais mobilizações com os estudantes da rede municipal para que essa geração seja um vetor da preservação ambiental,” finalizou a secretária.

Ascom PMS