Caminhada e Feira de Saúde marcaram o Outubro Rosa, em Sobradinho

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou nessa quarta-feira (16), a 1ª Caminhada Rosa e a Feira Rosa, eventos que fortalecem a Campanha do Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero.

Centenas de pessoas vestiram o rosa e acompanharam a caminhada, que culminou na Praça Geraldo silva, onde a Feira de Saúde foi montada.

Nos estandes, houve oferta de serviços de beleza, de saúde, práticas integrativas, como aula de zumba, massagem e avaliações antropométricas. A médica Fernanda Samira conversou com o público sobre a importância do auto-cuidado e da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, orientando as mulheres sobre sintomas, fatores de risco e tratamento.

O prefeito Luiz Vicente marcou presença na Caminhada, somando força ao Outubro Rosa. O gestor parabenizou os organizadores do evento e reafirmou que saúde é prioridade da administração municipal.

“A Secretária de Saúde e toda sua equipe estão de parabéns pela organização desse importante evento, que marca fortemente o Outubro Rosa, em Sobradinho. É preciso destacar também o belíssimo trabalho que a Secretaria de Saúde vem realizando durante todo o ano, com tantas ações preventivas e oferta de serviços. Ver como nossos investimentos e nosso trabalho vêm proporcionando qualidade de vida para a população e mudando a cara da cidade, me deixa feliz e revigorado para seguir transformando Sobradinho”, destacou Luiz Vicente.

Durante a feira, a secretaria disponibilizou uma sala de enfermagem no Centro de Saúde para a realização do auto-exame de mama e preventivo do câncer do colo do útero. Além disso, profissionais de enfermagem fizeram o agendamento, via Whatsapp, das mamografias que serão realizadas no Instituto Ivete Sangalo, em Juazeiro.

“O lema de nossa campanha é o auto-cuidado, por isso quando pensamos em cada um dos serviços que seriam oferecidos, buscamos enfatizar a importância das ações de auto-cuidado seja na saúde física, mental ou na estética. Massagem, auricolorerapia, corte e escova de cabelo, esmaltação de unha, limpeza de pele, maquiagem, exames rápidos e preventivos, agendamento de mamografias, e principalmente informação, foram o que cada pessoa que passou pela nossa feira pode encontrar. Fico muito contente em ver o sucesso que foi o evento, pois o mais necessário é que todos entendem a importância do auto-cuidado”, concluiu a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Também participaram do dia dedicado ao Outubro Rosa, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento social, Fernanda de Cássia, a Secretária de Educação Ducilene Kestering, de Convênios, Erika Bezerra, a Secretária de Fazenda e Administração, Mary Selma, e os secretários de Infraestrutura, Moacir Torres, e de Esporte, Cultura e Turismo, Cipriano Filho.

Ascom PMS