Sobradinho: Secretaria de Saúde alerta sobre a nova variante do coronavírus P1

A Secretaria de Saúde de Sobradinho alerta a população para que continue tomando todas as medidas sanitárias preventivas contra a COVID-19, pois já foi detectada na Bahia a variante P1 que “escapa” de anticorpos e pode causar reinfecção.

Essas novas mutações são deleções no genoma do coronavírus. Ele perde partes de sua proteína S que são reconhecidas pelos anticorpos. Com isso, fica “invisível” para os anticorpos que são produzidos pelo sistema imunológico justamente para atacar essas regiões do vírus.

A gama se dissemina velozmente porque faz enorme quantidade de assintomáticos, gente que nem sabe que carrega o vírus, mostra pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz/Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA).

No maior estudo com o genoma de assintomáticos no país, os cientistas mostraram que, numa amostra aleatória da população, em pessoas que iam de casa para o trabalho, o percentual de infectados assintomáticos chega a 11%, considerado elevadíssimo. Quase todas as pessoas positivas durante toda a infecção permaneceram sem sintomas e teriam espalhado o coronavírus, caso não tivessem sido testadas.

O trabalho evidencia que o uso de máscara, cuidados de higiene e de distanciamento são cruciais para o controle da pandemia. A gama circula sem sinais nas multidões e isso dá eficiência à propagação.

A Secretária de Saúde Maysa Torres Sanjuan falou sobre a importância das medidas preventivas contra a covid-19 e alerta a população sobre os perigos da nova variante.

“Devemos a cada dia aumentar a vigilância acerca da letalidade deste vírus e a sua rápida transmissão. Pois ele passa ao seu lado na praça, encontra com você no mercado, ou seja, ele pega quem não se protege. Por isso que, além da importância do uso de máscara, álcool gel e medidas de distanciamento social, devemos nos vacinar, pois uma dose não é garantia de imunidade. Somente as duas são efetivas. Portanto, é unicamente através do empenho e da conscientização de cada um de nós, que podemos vencer juntos este vírus”, alertou a secretária.

Ascom PMS