Sobradinho: Secretaria de Educação realiza 1º treinamento do Censo Escolar 2021

A Secretaria de Educação de Sobradinho realizou nesta quarta-feira (30), o primeiro treinamento do Censo Escolar 2021, quando diretores e secretárias escolares receberam orientações sobre como proceder com a coleta e processamentos dos dados censitários referentes à educação básica do município.

Realizado anualmente em período definido por portaria, o Censo Escolar é um instrumento utilizado para analisar e melhorar o panorama das escolas públicas e privadas do país. As informações declaradas servem como subsídios na instituição e implementação das políticas públicas educacionais.

“O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Tendo em vista que os recursos e financiamento da educação pública dependem diretamente da realização de um censo de qualidade, coerente e correto, verificamos a necessidade e importância de preparar tecnicamente a equipe do Núcleo SME, composta por diretores e secretários escolares para realizá-lo, bem como para estudar e debater com muita atenção as informações coletadas através do censo”, explicou a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

O levantamento de dados do Censo Escolar é feito através da inserção das informações no Educacenso, um sistema informatizado que utiliza ferramentas online na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de cinco formulários: Escola, Gestor, Turma, Aluno e Profissional Escolar.

Os gestores e secretários participantes desse 1º treinamento de 2021 receberam orientações sobre o passo a passo para coleta e registro, alterações no sistema, além do esclarecimento das dúvidas quanto à realização do trabalho.

“A gestão administrativa é uma das grandes prioridades dos dirigentes educacionais, pois interfere no desenvolvimento e consequentemente no sucesso de todas as demais áreas da educação básica pública municipal. Como gestores da educação devemos reconhecer que o empoderamento advém do conhecimento, portanto, para que nossa administração seja eficiente é importante buscarmos conhecer os vários aspectos que compõem a rotina da gestão da educação básica”, finalizou Ducilene.

Ascom PMS