Sobradinho: em mais uma ação de enfrentamento à pandemia da covid 19, prefeitura realiza testes rápidos em pacientes assintomáticos

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde- Norte, realizou na manhã do último sábado (26) no Mercado Municipal, 120 testes rápidos, sendo o swab rápido antígeno-sensível ao vírus no início da infecção (nos primeiros 7 dias) e o teste rápido anticorpo, sensível ao vírus quando o organismo começa a produzir defesa, e ideal para realizar após 8 dias da infecção.

Os testes para a COVID-19 foram realizados em pessoas assintomáticas. A testagem foi feita aleatoriamente no público circulante no local da ação.

A ação é motivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que reforçou como medida de precaução, o maior número possível de pessoas diagnosticadas, como forma de conter a disseminação do vírus. A ação tem como objetivo observar como o vírus tem se comportado no município e isolar possíveis casos positivos na forma assintomática em tempo oportuno, além de rastrear seus contatos e dar assistência adequada a todos.

Através de testagem, foram detectadas 11 pessoas positivadas. Uma pessoa que testou positivo relatou que apresentou sintomas da infecção, mas não procurou o serviço de saúde por acreditar que era um simples resfriado.

A Secretária de Saúde, Maysa Torres Sanjuan, comentou sobre a importância da ação e alertou a população sobre a necessidade de se dirigir a uma unidade de saúde caso a pessoa apresente algum sintoma suspeito.

“A gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, não tem medido esforços no enfrentamento à pandemia, e essa é mais uma ação importante no combate ao coronavírus. Que a população tenha consciência em procurar as unidades de saúde independente dos sintomas e não achar que é apenas uma simples gripe, pois devemos ficar atentos a esse vírus silencioso. Quanto mais rápida a identificação, pode-se evitar a transmissão para familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a comunidade. Agradeço ao importante apoio do Núcleo Regional Norte, na pessoa do Diretor Dr. Pedro Alcântara, que nos cedeu testes para realizar esta ação. Juntos venceremos esse grande desafio. Faça sua parte, use máscara e não aglomere. Proteja-se e proteja os seus,” declarou a secretária.