Uma boa notícia: Sobradinho está apto a implantar o Polo UAB- Universidade Aberta Brasileira

Após visita técnica de monitoramento realizada no dia 11 de março deste ano, pelo consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-, João Franco da Silva Neto, que fez uma análise da estrutura e capacidade do município, Sobradinho é considerado apto para receber um polo da UAB – Universidade Aberta Brasileira.

O Polo UAB é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância – EaD, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior – IES.

O município seguiu os protocolos de análise de informações e apresentação dos documentos, e atendeu a todos os critérios para a implantação do polo no Sistema SisUAB -Sistema de Gestão e Informação do Programa Universidade Aberta do Brasil, que tem como objetivo fomentar a política de democratização do Ensino Superior.

Para abrigar o polo, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, estruturou o prédio da Creche Paulo Pacheco, onde funcionará o primeiro polo da Universidade Aberta Brasileira.

A Secretaria de Educação, uma entusiasta da implantação do polo, explica sobre a oferta de cursos.

“A implementação dos cursos é efetivada via IES e CAPES mediante Edital. Já estamos em diálogo com a UNIVASF e aguardamos as devolutivas para que, em breve, possamos ofertar cursos que atendam nossas demandas. Algumas ações já estão sendo planejadas para o uso efetivo do Polo em atendimento à comunidade, tais como: oficinas de inserção da tecnologia em sala de aula, além de formação Continuada de professores, gestores, coordenadores, secretários escolares, pessoal de apoio das unidades”, afirmou a Secretária Ducilene Kestering.

A boa notícia chegou nesta quarta-feira (8), atendendo a um pleito do Prefeito Luiz Vicente Berti, para que Sobradinho alcançasse mais essa conquista.

” Esta é uma grande conquista para o município! Vamos oportunizar espaço de Formação Continuada e Cursos de Graduação e Pós-graduação à comunidade de Sobradinho, e cidades circunvizinhas, fomentando o conhecimento e a qualificação profissional. Isso é desenvolvimento!Esta excelente notícia chega em momento de crise, quando necessitamos alimentar nossa esperança em dias melhores. Em breve, teremos superado essa fase difícil e veremos nosso polo da UAB funcionando plenamente e produzindo conhecimento”, disse o prefeito.

Ascom PMS