Sobradinho: SEAMA realiza Treinamento de Combate a Incêndio, Primeiros Socorros e Plano de Emergência em Prevenção a Desastres Naturais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, realizou nesta quinta-feira (12) no auditório do CES, um treinamento de instrução e prevenção contra desastres naturais, primeiros socorros e medidas preventivas e combate a incêndio.

Participaram do curso representantes das comunidades da zona rural, profissionais da Guarda Municipal, da Educação e Bombeiro Civil.

O treinamento teve como objetivo preparar pessoas para atendimento à vítimas de acidentes e problemas de saúde, como infarto e parada cardiorrespiratória, combate a incêndios, além de prevenção à situações provocadas por fenômenos naturais como as enchentes que poderão trazer riscos às comunidades ribeirinhas do município.

Durante o curso foram abordados conteúdos teórico e práticos sobre avaliação do paciente, síncope, crise convulsiva, parada cardíaca, teoria do fogo, queimaduras, classes de incêndio, classificação dos extintores e orientação sobre (GLP).

Segundo o Secretário de Agricultura Leneíldo Monteiro, entre os desastres de origem natural que mais podem trazer riscos, são as inundações, pois tem como característica relevante a possibilidade de abranger uma grande área. E com o aumento do volume de água do são Francisco, os moradores ribeirinhos devem ser orientados sobre os cuidados que poderão ser adotados para se evitar riscos e prejuízos com a cheia no rio.

“Precisamos ter cidadãos e servidores treinados para que possam tomar as medidas corretas em casos de emergência, como acidentes, desastres naturais e incêndios. A atuação deve ser oportuna, coordenada e articulada com outros órgãos públicos locais, incluindo a participação da sociedade. Além de ser um trabalho de conscientização muito sério, a participação e o engajamento de todos é muito importante para que possamos adequadamente responder de forma imediata a essas demandas,” destacou o secretário.