Sobradinho: Prefeito Luiz Vicente Berti prorroga decreto com medidas restritivas até 15 de junho

Considerando o crescimento de casos de Covid 19, em Sobradinho, onde já foram registradas 51 confirmações da infecção, e 4 óbitos, em novo Decreto Municipal, o Prefeito Luiz Vicente Berti prorrogou a vigência das medidas de distanciamento social até o dia 15 de junho, próxima segunda-feira.

Continuam valendo todas as medidas restritivas previstas nos decretos anteriores, e entre os dias 08 e 15 de junho poderão funcionar até às 17 horas, farmácias, supermercados, laboratórios, SAAE, estabelecimentos de saúde humana e animal, casas que forneçam produtos para alimentação animal e suporte à agricultura, casas lotéricas, correspondentes bancários, agências bancárias. Postos de gasolina e funerárias, poderão funcionar nos seus horários habituais; padarias até às 19 horas.

O comércio também está autorizado a funcionar de segunda à sexta, das 8 às 14 horas, e aos sábados, das 8 às 12.Lembrando que, cada estabelecimento comercial se comprometeu em instalar pias na área externa para que os clientes façam a higienização das mãos, antes de entrar nas lojas, além disso o acesso de pessoas deverá ser limitado a, no máximo, 01 pessoa a cada 2m2 de área e os lojistas deverão disponibilizar álcool em gel 70º ou produto similar para os clientes.

Os estabelecimentos do ramo de alimentação devem continuar atendendo exclusivamente no sistema delivery, até a meia noite.Continuam suspensas as atividades nas academias de ginástica, clubes sociais e esportivos, Ginásio de Esportes, Campos de Futebol, Quadras de Futsal e Quadras de Society, bares, restaurantes e lanchonetes.

Até o dia 15 de junho de 2020, os templos religiosos poderão abrir até as 20:00, desde que seja permitido o acesso de, no máximo, 20 (vinte) pessoas para Igrejas com mais de 500m² e, no máximo, 10 (dez) pessoas para as demais, mantendo o distanciamento mínimo de 2,0 (dois) metros entre as cadeiras, uma pessoa a cada dois metros quadrados e com membros e fieis utilizando máscaras.

O Toque de Recolher continua valendo. Portanto, está proibida a circulação de pessoas e veículos nas vias públicas, no período das 20 às 5 horas da manhã. Somente poderão circular neste horário, profissionais de saúde e de outros serviços essenciais, ou pessoas que precisem acessar algum serviço de saúde.Também continua suspensa a circulação de transportes intermunicipais e interestaduais.

“Nós que fazemos parte do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, criando para adoção de medidas e monitoramento da pandemia do novo coronavírus, em Sobradinho, até o momento, não consideramos a necessidade de medidas mais rígidas, como o “lockdown”. Estamos monitorando a evolução dos números, a taxa de isolamento social e o comportamento das pessoas em relação ao distanciamento social. Caso haja necessidade, poderemos flexibilizar ou intensificar as medidas restritivas. Tudo vai depender do número de casos nesta semana e da atitude dos moradores em respeitar as recomendações”, informou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

O gestor municipal reforçou o pedido para que as pessoas permaneçam em casa, e, caso seja necessário ir as ruas, o uso de máscaras é obrigatório.

Ascom PMS