Secretaria de Saúde promove rodas de conversa com jovens sobre sexualidade e auto-cuidado

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou durante essa semana, nas Unidades Básicas de Saúde da quadra N18 e do Maria Ribeiro, rodas de conversa com o público jovem.

Com o tema “Sou Adolescente, e agora?”, os profissionais abordaram temas como: as mudanças emocionais e hormonais que acontecem nessa fase da vida, sexualidade, prevenção e promoção da saúde do adolescente.

As palestras contaram com a participação da psicóloga do NASF, Larissa Alves, que conversou sobre as transformações emocionais do adolescente, enfatizando a importância da saúde mental nessa fase de constantes descobertas.

“O número de jovens em nossa cidade é grande. Por isso, a gestão do prefeito Luiz Vicente está atenta aos cuidados necessários para oferecer qualidade de vida para eles. Assim como educação de qualidade e eventos culturais, a promoção da saúde deles também é um foco do trabalho. Logo, a Secretaria de Saúde nas suas Unidades Básicas vem buscando a aproximação com esses jovens, para orienta-los quanto aos diversos aspectos do autocuidado”, destacou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Em Sobradinho, segundo dados do último censo populacional do IBGE, são mais de 3 mil jovens entre 10 e 19 anos de idade.

“A proposta é que o encontro com o grupo Adolescer seja parte do nosso calendário de atividades mensais. Com encontros em horários alternados, sendo em um mês no turno da manhã, e no seguinte, durante a tarde. Nós queremos que os jovens participem, cuidam da própria saúde, e tornem-se multiplicadores das informações adquiridas nos encontros”, concluiu a enfermeira da UBS da N18, Larissa Emanuela Alves.

Além da conversa, os adolescentes puderam realizar testes clínicos rápidos para a identificação das ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis.

Ascom PMS