Secretaria de Saúde de Sobradinho confirma segundo caso do Novo Coronavírus (COVID 19) no município

Em novo boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (14), às 20h, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, informou a confirmação do segundo caso do Novo Coronavírus (COVID 19) do município.

O primeiro caso, o paciente foi regulado para outro município, a fim de fazer um tratamento de outra enfermidade, quando passou apresentou sintomas gripais e foi submetido a testagem para o novo coronavírus, onde o exame realizado pelo Lacen, resultou em positivo.

Até o momento, o paciente encontra-se assintomático e já em fase de receber alta hospitalar. O mesmo ficará em isolamento domiciliar até que esteja totalmente curado. A equipe da saúde, em Sobradinho, está monitorando os familiares do paciente, que também já foram testados para a Covid- 19.

A Secretaria Municipal de Saúde, tomou conhecimento do segundo caso através do e-SUS- VE, sistema de notificações a nível nacional, que outro paciente no Rio de Janeiro, com endereço de Sobradinho foi testado positivo para Covid-19.

De imediato a Vigilância de Saúde do município realizou uma busca ativa para identificar o paciente. Trata-se de um homem que atualmente trabalha no Estado do Rio de Janeiro e tem familiares morando em Sobradinho. Segundo o sistema ele apresentou os sintomas no dia 29 de abril, sendo assim já está clinicamente curado.

A secretaria de Saude informa que rapidamente conseguiram identificar o paciente, através dos seus familiares residentes em Sobradinho e estão tomando as medidas de prevenção e segurança.

Até o momento, Sobradinho registra dois casos em investigação para o Novo Coronavírus. 10 pessoas foram testadas, sendo 6 casos descartados, dois caso confirmado, contando com o paciente morador do Rio de Janeiro, supostamente curado. Todos os pacientes suspeitos estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.Sobre o idoso, que estava internado em uma ala isolada, preparada exclusivamente para atendimento a pacientes com a Covid 19, no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, teve resultado NEGATIVO para Covid-19 e já recebeu alta hospitalar.

“Nós, que fazemos a Secretaria de Saúde, estamos vigilantes e monitorando todos os pacientes suspeitos e seus familiares. Sabemos que este é um momento de preocupação e tensão para todos nós, mas quero aqui tranquilizar a população, pois não há motivo para pânico. O município foi enérgico na adoção das medidas restritivas e isso nos coloca numa posição mais tranquila em relação a pandemia. Além disso, estamos trabalhando 24 horas no acompanhamento de possíveis casos e agindo de forma rápida na testagem e monitoramento dos pacientes e seus familiares. Reforço o apelo para que a comunidade colabore e permaneça em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização das mãos e superfícies e, caso seja necessário ir a rua, que utilize máscaras caseiras”, alertou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Para síndrome gripal, as Unidades Básicas de Saúde realizaram 46 notificações, sendo que 06 foram descartadas por testagem, 28 receberam alta clínica após o acompanhamento domiciliar por 14 dias, feito pelas equipes compostas por profissionais da saúde e 12 permanecem em monitoramento diário, além de 126 pessoas que chegaram para o município em viagem nos últimos dias, estão cumprindo a quarentena e seguem acompanhados presencialmente em seus domicílios.

Para H1N1 os dados permanecem inalterados, ou seja, 05 pessoas foram testadas, sendo que 01 caso foi confirmado e curado, 02 foram descartados por testarem negativo para H1N1 e outros 02 casos permanecem em investigação.