Secretaria de Saúde alerta para a importância da imunização contra doenças

No ano de 2019 a Secretária de Saúde ampliou a quantidade de salas de vacinação no município, bateu as metas no número de pessoas vacinadas e realizou múltiplas ações de imunização, atingindo vários públicos.

Para que o trabalho continue alcançando resultados positivos em 2020, a secretaria alerta para a responsabilidade da população em buscar a imunização nas Unidades Básicas de Saúde.

Em cada uma das salas de vacinação, as pessoas encontram mais de 10 tipos diferentes de vacinas. Hepatite B e A; Vip e Vop; Tríplice Viral; Varicela; Febre Amarela; Meningo C; HPV; DTPA; Rotavírus; DT e PNC10, todas disponibilizadas gratuitamente nas salas de vacinação de Sobradinho.

Além delas, na Unidade Básica de Saúde da quadra S17, os moradores de Sobradinho também podem encontrar as vacinas BCG, contra tuberculose, e a Antirrábica.

“A importância da vacinação para prevenir doenças vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Elas atuam como agentes preventivos, devem ser utilizadas antes do contágio. São consideradas uma forma de imunização ativa, que estimulam nosso organismo a produzir substâncias de defesa”, destacou a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da SMS, Clarissa Gracia.

Para se vacinar, os usuários devem levar a caderneta de vacinação, o documento de identificação e o cartão do SUS.

Ascom PMS