Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Saúde de Sobradinho comunica que o médico Arturo Hanco Zavaleta testou positivo para o novo coronavírus, através de teste realizado pelo Lacen, com coleta de material feita pelo município, que vem testando os seus profissionais de saúde. Já foram realizados pela SMS mais de 40 testes em profissionais de saúde que trabalham no Hospital Municipal e todos os exames negativaram para a doença.

Na linha de frente no combate a covid 19, estes guerreiros ficam mais expostos a contaminação. O Estado da Bahia contabiliza, até o momento, 2.442 profissionais de saúde com a covid 19, já o Estado de Pernambuco, registra mais de 8.500 profissionais contaminados. Dr Arturo é morador da cidade de Petrolina, que até o momento registra 249 casos da covid 19, e atua no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, além de atender também em sua clínica particular e no hospital do município de Sento Sé, mantendo assim contato diário com diversas pessoas.

Como o município de Sobradinho declarou transmissão comunitária não se pode afirmar onde e com quem o profissional de saúde contraiu o vírus. Dr Arturo apresentou leves sintomas, está em isolamento domiciliar e sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica do município.

A SMS já iniciou um trabalho de rastreamento na tentativa de localizar os pacientes que tiveram contato clínico com o médico, tanto no hospital, quanto na sua clínica particular, e recomenda as pessoas que, porventura tiveram contato com o médico, a entrarem em contato com a equipe de vigilância epidemiológica, através do (74) 988183736, para agendar a testagem rápida.

Em nome da comunidade sobradinhense, o Prefeito Luiz Vicente Berti e a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan desejam pleno restabelecimento ao Dr Arturo, profissional dedicado e querido na nossa cidade e,se coloca à disposição para qualquer suporte que se faça necessário.

Ascom PMS