“Neste São João acenda a fogueira da empatia no seu coração”: Prefeito de Sobradinho pede a população que evite acender fogueiras e soltar fogos de artifício

A Prefeitura de Sobradinho recomenda à população que evite o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artificio em locais públicos ou privados, durante os dias juninos. A recomendação é também uma medida preventiva, diante da proximidade da data oficial de São João, para que não haja a ocupação de leitos hospitalares por pessoas vítimas de queimaduras, tão comuns nesta época do ano, e também por pessoas com problemas respiratórios causados pela fumaça.

O Prefeito Luiz Vicente Berti, mesmo considerando o forte traço cultural da tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício, pede a população que neste ano de pandemia, se reserve a comemorar a data em casa, com a família, em nome do direito à saúde e à vida.

” Essa tradição, naturalmente, provoca aglomerações, e além de comprometer o isolamento social, medida eficaz de contenção da pandemia, eleva os riscos de doenças e problemas respiratórias, bem como os casos de queimaduras e acidentes, podendo aumentar a procura das unidades de saúde, o que poderá agravar a superlotação da rede hospitalar. Caso haja uma superlotação das instituições hospitalares, as pessoas que necessitarem de atendimento médico, inclusive as vítimas de queimaduras e intoxicados pela fumaça das fogueiras poderão ficar sem atendimento. Além disso, as pessoas com complicações decorrentes da Covid-19, também poderão ser prejudicadas”, justificou o gestor.

Luiz Vicente Berti ainda reforçou o pedido para que os moradores comemorem o São João em casa.

“Comemore o São João em casa, com sua família. Não aglomere pessoas, não reúna os amigos, pois este é um momento de prevenção, de reforçar os cuidados com a higienização das mãos e superfícies. Use a máscara corretamente, caso seja necessário ir as ruas. É importante evitarmos o contato físico, vamos respeitar o distanciamento entre as pessoas. Proteja a sua saúde e da nossa comunidade. A luta contra o Coronavírus é de todos nós. Neste São João, acenda a fogueira da empatia no seu coração! Não solte fogos, não acenda fogueira”, finalizou o prefeito.

Ascom PMS