Edital emergencial irá beneficiar agricultores familiares de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

A Prefeitura de Sobradinho divulga edital do Governo do Estado em apoio à agricultura familiar, que através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai disponibilizas assistência técnica para às associações e cooperativas de agricultores locais que desejarem manifestar interesse.

Através do edital emergencial de chamada pública de nº015/2020, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional vai investir 15 milhões de reais na agricultura familiar do estado. O objetivo é por meio da seleção de Subprojetos Socioambientais voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, ajudar os agricultores familiares baianos e outras populações tradicionais do campo a enfrentarem os efeitos da redução dos cultivos durante a pandemia do novo Coronavírus.

Com o edital, o governo também pretende ampliar a oferta de alimentos básicos como hortaliças, frutas e tubérculos para a população baiana.

Ao todo serão financiadas 300 propostas em todo o estado, cada uma no valor de 50 mil reais destinados aos projetos selecionados.

Para concorrer, às associações e cooperativas de agricultores familiares precisam manifestar interesse através da realização de inscrição entre os dias 28 de maio e 25 de junho. Além disso, elas precisam ser legalmente constituídas com mais de 1 ano de existência formal e também buscar articulação com uma instituição de assistência técnica, tal como a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho.

“De acordo com o edital, associações e cooperativas de agricultores familiares devem buscar uma assistência técnica que se comprometerá a acompanhar os agricultores familiares no desenvolvimento dos projetos por dois anos”, informou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leneildo Monteiro, que destacou também que toda a equipe da secretaria se coloca à disposição dos agricultores locais.

“A equipe técnica e administrativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está disponível para auxiliar as associações e cooperativas locais no preenchimento da manifestação de interesse e também para assistir e acompanhar os agricultores pelo período de dois anos. A gestão sempre buscou estar do lado dos agricultores e de todos os homens do campo de Sobradinho, e nesse momento difícil devido a pandemia do Coronavírus, queremos com eles juntar forças para que nem a agricultura familiar local tenha grandes perdas de cultivo, nem nossa cidade careça de abastecimento agrícola” concluiu Leneildo.

Os interessados no edital devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente através do telefone (74) 3538-2947 entre 8h e 12h da manhã.