Sobradinho Vai Florescer: Prefeitura lança programa de arborização urbana

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Infraestrutura e de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (20), o ato de lançamento do Programa Florescer Sobradinho, com o plantio de centenas de mudas de Ipês Rosas, ao logo do trecho que dá acesso a Vila Santana.

O programa de arborização, idealizado pela primeira-dama Fernanda de Cassia, vai beneficiar as escolas e demais espaços urbanos, com o plantio de Ipês, espécie largamente empregada no paisagismo por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa, e também recomendada para recuperação de ecossistemas degradados.

Além da função paisagística, a arborização proporciona à população mais qualidade de vida, protege contra ventos, diminui a poluição sonora, absorve parte dos raios solares, promove o sombreamento e a atração de pássaros, absorvendo também a poluição atmosférica e neutralizando seus efeitos.

Os moradores que compareceram ao ato de lançamento, aprovaram a ideia e se comprometeram em colaborar com a ação ambiental.

“Quando essas plantas crescerem, nos oferecerão uma belíssima visão da avenida, além de uma boa sombra para quem faz caminhada ao longo deste trecho. As árvores deixarão esta área muito mais bonita e viva, respeitando o espaço do meio ambiente, que é justamente o que queríamos”, declarou o morador Raimundo dos Santos Costa.

De acordo com Fernanda de Cássia, Secretária de Ação e Desenvolvimento Social, o programa conta com uma parceria da empresa Agrovale, que fez a doação de cerca de 500 mudas de Ipês Rosas, e com o manejo de técnicos da prefeitura capacitados para o programa.

“Estou muito feliz em poder contribuir no despertar da consciência ecológica, com esta iniciativa. O prefeito Luiz Vicente, sabendo da importância deste trabalho, realizou um alinhamento intersetorial com as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação e de Infraestrutura, que fortaleceu o nosso sonho comum de tornar nossa cidade ainda mais verde e saudável. Nosso principal objetivo é conscientizar e sensibilizar a população a plantar árvores e a construir um meio ambiente sustentável, realizando ações que favoreçam a melhoria da qualidade de vida e evitem a degradação do meio ambiente”, destacou a secretária.

O prefeito Luiz Vicente convidou os moradores a se envolverem nesta ação ambiental, cuidando da arborização da cidade e também plantando árvores nas suas ruas, com a orientação da prefeitura.

“O programa Florescer Sobradinho representa um importante avanço em nossa política de meio ambiente, pois procuramos envolver diferentes segmentos da sociedade, como escolas, associações, clubes de serviço e entidades civis. Vamos juntos fazer uma Sobradinho mais verde, mais viva e colorida, o que representa bem-estar e qualidade de vida para a população. Nossa cidade já chama atenção pelas belas praças, avenidas e também pela sua arborização. Com o Florescer, vamos dar mais cor e paisagismo a Terra da Barragem, além de ser uma ação que contribui com a preservação do meio ambiente. Peço aos moradores que cuidem das plantas que estão nos espaços públicos, que colaborem com a manutenção, e que também plantem mais árvores. Dispomos de técnicos na prefeitura para orientar sobre o cultivo das espécies mais adequadas e manejo das plantas. Além de contar com a parceira da comunidade, mobilizamos todas as secretarias para que se engajem na tarefa de oferecer para as futuras gerações, uma cidade sustentável, mais bonita e melhor para se viver”, finalizou o prefeito.

O ato contou com a participação da equipe do LET, programa municipal de incentivo a Leitura e a Escrita, de estudantes da rede municipal de ensino, que recitaram poesias e cordéis, da Fambec- a fanfarra de Sobradinho, e integrantes do Grupo da Terceira Idade, que também fizeram uma performance no evento.

Ascom PMS