Secretaria Municipal de Educação realiza entrega de kits do Projeto Acerta Brasil

Visando a melhoria da qualidade da educação do município, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação por meio do PAR, Programa de Ações Articuladas, reuniu nesta segunda feira (08) no auditório da Creche Municipal Paulo Pacheco, professores, gestores, coordenadores e colaboradores da educação para o planejamento de ações articuladas para a educação com a metodologia do Projeto ACERTA BRASIL e realizou entrega de kits de materiais didáticos para as disciplinas de Português e Matemática por meio da Iniciativa 90.

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

A assessora pedagógica e responsável pela formação dos professores Maryana Schneider explicou como fazer parte do PAR.

“ Gestores de municípios que desejam melhorar o Ideb, poderão pleitear os recursos para compra destes materiais, através da iniciativa 90 que se encontra na dimensão 3. Cada rede tem a possibilidade de pedir três tipos de kits a depender da sua matrícula para turmas que vão do 2º ao 9º ano. Após o envio no PAR, a solicitação vai para apreciação do Ministério da Educação. Se aprovado, é encaminhado para empenho e posteriormente segue para elaboração e assinatura do termo de referência. A cidade de Sobradinho foi contemplada com este programa pelo excelente trabalho que a equipe da Secretaria de Educação vem desempenhando no tocante a apresentação de propostas de melhoria da qualidade da educação, como também por o município se encontrar com as suas contas em dia com a União, sendo assim, estando apto a celebrar parcerias e receber recursos,” explicou a assessora pedagógica.

De acordo com a Secretária Dulcilene Kestering será realizado um encontro, com o objetivo de capacitar os professores no quadriênio de 2018 a 2021.

“O PAR foi concebido como uma ferramenta de gestão para o planejamento da política de educação em que os estados e municípios elaboram um plano para um período de quatro anos. Pelas suas características sistêmicas e estratégicas, o PAR favorece as políticas educacionais e a sua continuidade, inclusive durante as mudanças de gestão, constituindo-se como importante elemento na promoção de políticas de Estado na Educação, a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares. Consequentemente aprimora o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas do nosso município”, destacou a secretária.

Ascom PMS