Secretaria de Saúde inicia o Novembro Azul, com roda de conversa e ações de auto-cuidado

A Secretaria de Saúde de sobradinho deu início a campanha Novembro Azul, que chama atenção para a saúde do homem, com foco no combate ao câncer de próstata.

Com a participação de um grupo de cerca de 50 homens, ontem (13), a Equipe de Saúde da Família da UBS da N18 organizou uma roda de conversa sobre a prevenção do câncer de próstata, sintomas, importância do diagnóstico precoce, desmistificação do preconceito contra o exame de toque da próstata, esclarecendo e tirando dúvidas do público.

“A prevenção do câncer de próstata é o foco da nossa Campanha do Novembro Azul. Ela é importantíssima, pois como os médicos alertam o câncer de próstata é muitas vezes assintomático. A doença pode não apresentar ou apresentar poucos sintomas em sua fase inicial, e isso faz com que seja de extrema importância à realização dos exames pelos homens com mais de 40 anos ou que têm histórico de câncer na família”, destacou a enfermeira, Larissa Emanuela.

Após o momento de socialização de informações, foi servido um café da manhã aos participantes, que também contaram com serviço de cabeleireiro, consulta odontológica, como forma de alimentar a auto-estima e o auto-cuidado.

Foram realizados aproximadamente 50 atendimentos clínicos e 8 encaminhamentos para o médico urologista.

A programação seguirá em outras unidades básicas de saúde durante o mês de novembro.

Ascom PMS