Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Sobradinho iniciou, na última segunda-feira (7) a primeira fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2019, que fará a imunização de crianças não vacinadas, com idade entre 6 meses a menos de 5 anos de idade.

A campanha se encerrá no dia 25 de outubro, e os pais ou responsáveis devem levar as crianças as Unidades Básicas de Saúde da Quadra 3, da Porteleinha, do Maria ribeiro e do Centro de Saúde.

O Dia D da campanha será no sábado, 19 de outubro.

“A campanha será feita de forma seletiva, trabalharemos conforme o calendário nacional de vacinação, e é por isso que nesse primeiro momento estaremos vacinando apenas crianças. Durante o período da campanha, a SMS estará disponibilizando tanto vacinas tríplices virais, quanto dupla virais. Nós pedimos para que todos tragam os cartões de vacinação quando forem tomar a vacina, pois a partir da avaliação dele saberemos se a criança já tomou ou não alguma dose da tríplice viral”, esclareceu a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Clarrisa Gracia.

A SMS esclarece também que, segundo o calendário nacional de vacinação, aquelas crianças que nunca tomaram nenhuma dose da vacina tríplice viral, terão direito a uma primeira dose agora, e após 30 dias deverão retornar para a segunda dose. As crianças que já receberam a primeira dose da vacina, poderão completar o quadro de imunização.

A vacina do sarampo também é conhecida como vacina trivalente, pois ela protege também contra caxumba e rubéola.

“A vacina é um direito da criança, por isso queremos reforçar a convocação para que os pais, avós, responsáveis tragam as crianças para se vacinarem. A vacinação é um ato de cuidado, proteção e respeito”, concluiu Clarrisa.

Anualmente, o Ministério da Saúde organiza a campanha nacional com o objetivo de interromper a circulação viral e controlar a doença no pais.

” A equipe da secretaria está engajada nesta luta contra o sarampo, doença que já era considerada como erradicada no Brasil, mas que voltou a preocupar, pelo número de casos registrados no país. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, como também ajuda na proteção de todos. Criamos o mote “Todos contra o Sarampo, para sensibilizar a população da importância de vacinar suas crianças. Lembrando que a partir do dia 18 de novembro, adultos jovens também deverão ser vacinados” , esclareceu Maysa Sanjuan, Secretária de Saúde de sOBRADINHO.

A partir do dia 18 de novembro a vacinação contra o sarampo será disponibilizada para pessoas com idade entre 20 a 29 anos.

Ascom PMS