Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza mutirão de coleta de embalagens de produtos agrotóxicos

Como parte das ações da Semana do Meio ambiente, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na última quarta feira (5), um mutirão de coleta de embalagens de produtos agrotóxicos.

A ação foi realizada pelos técnicos do departamento de Meio ambiente nas propriedades dos agricultores do Projeto Tatauí I, e teve como principal objetivo conscientizar os agricultores e trabalhadores da área, sobre o descarte correto das embalagens dos agrotóxicos.

Na oportunidade também houve orientações sobre a utilização do EPI (Equipamento de Proteção Individual), na aplicação dos produtos agrotóxicos.

“Nesta semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, nossa equipe realizou um trabalho de fundamental importância para a conscientização sobre preservação e cuidados com o Meio Ambiente. As embalagens de agrotóxicos vazias descartadas de qualquer forma, sem atender as regras previstas na legislação podem acarretar problemas para a saúde humana, animais e meio ambiente. Elas contém resíduos e podem liberar produto químico para o solo, atingindo os mananciais hídricos, contaminando o lençol freático e podendo chegar aos rios, lagos e lagoas, comprometendo a saúde dos humanos e animais”, esclareceu o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leneíldo Monteiro.

O descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos não é apenas uma atitude consciente. Trata-se de estar em dia com a Lei 9.974/2000 e Decreto 4.074/2002. A inobservância da legislação pode implicar em multa para o agricultor, o revendedor e até o fabricante do agroquímico. Dependendo da gravidade do descaso, pode ocorrer até a detenção, uma vez que as irregularidades caracterizariam crime ambiental.

Ascom PMS