SAAE de Sobradinho atesta qualidade da água ofertada a comunidade do Novo São Gonçalo

Em visita a comunidade de Novo São Gonçalo, zona rural do município de Sobradinho, o químico responsável do SAAE, Carlos Alves, acompanhou de perto as condições da água ofertada aos moradores.

Durante a visita, foram colhidas amostras de três locais diferentes para análise (duas residências e uma escola), com o objetivo de averiguar se houve alterações e impertinências quanto a qualidade da água distribuída a população.

O fornecimento de água para a localidade é realizado através da jusante, um ponto de captação, a partir da barragem de Sobradinho, tendo como manancial o Rio São Francisco. A água que chega na Estação de Tratamento é filtrada de forma ascendente, segue para o reservatório suspenso de água tratada, e em seguida recebe o cloro e passa a ser distribuída para a comunidade.

Todo processo atende a Portaria de consolidação PRC nº 05, de 28 de setembro de 2017, anexo XX do Ministério da Saúde, que estabelece o padrão de qualidade da água, considerando sua potabilidade.

“Acompanhei de perto todo o processo até a chegada da água à comunidade de Novo São Gonçalo. Coletamos amostras de água dos locais visitados, e com base nisso, asseguramos aos moradores que está sendo fornecida uma água limpa e de qualidade, tanto para consumo humano como para produção, atendendo assim o padrão de potabilidade estabelecido pela portaria nº 05 de 28 de setembro de 2017″, afirmou Carlos Alves.

Ascom SAAE/Sobradinho