Projeto Viva Leve comemora um ano de sucesso

A Secretaria de Saúde de Sobradinho comemorou durante essa semana um ano do Projeto Viva Leve, criado em 2018 pela equipe do NASF para promover o envolvimento da população com a prática de atividades físicas.

Através de um aulão de educação física, regado a um café da manhã planejado pela nutricionista, os profissionais de saúde do Núcleo reuniram-se com os pacientes que fazem parte do grupo para celebrar as transformações na rotina de cada um deles.

“Nosso principal objetivo é auxiliar no combate ao sedentarismo, que nos últimos anos se transformou em um problema de saúde pública em todo mundo”, afirmou o educador físico Vanedson Ribeiro, membro da equipe do NASF.

De acordo com dados do último censo, no Brasil cerca de 50% da população não pratica atividade física suficiente para se manter saudável. Em Sobradinho o Viva Leve vem mudando essa realidade e incentivando a comunidade a praticar exercícios.

“A equipe do Viva Leve atende toda a comunidade, seja morador com problemas de sobrepeso, hipertensão, e principalmente aqueles que querem deixar de ser sedentários. Ao longo desse ano, através do sucesso do programa, estamos mudando a realidade dessas pessoas, melhorando o condicionamento físico e oferecendo qualidade de vida para os pacientes” comemorou o educador físico Vanedson Ribeiro.

Além de um profissional de educação física, o projeto conta ainda com a nutricionista Darling Ferreira, que através de palestras oferece dicas de alimentação saudável, e com a psicóloga Larissa Alves que dá suporte a saúde mental dos participantes, através de rodas de conversas que atendem as demandas trazidas pela população.

O Viva Leve é aberto a comunidade e para participar das aulas de educação física, que acontecem semanalmente em diferentes pontos da cidade, os interessados devem procurar as UBS de suas quadras e a equipe do NASF.

Ascom PMS