Programa Saúde nas Escolas socializa informações sobre o HPV e incentiva vacinação

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, através do Programa Saúde da Família da UBS situada na Portelinha, realizou mais uma atividade do Programa Saúde nas Escolas na Escola Municipal 24 de Fevereiro, quando a equipe conversou com os estudantes sobre a importância da vacinação contra o HPV, Vírus de Papiloma Humano.

O HPV é um vírus que infecta a pele causando a aparição de verrugas ou até mesmo de lesões percursoras do câncer, transmitido através do contato sexual.

Durante a palestra para cerca de 50 alunos do sétimo ano do ensino fundamental, a enfermeira Aline Carneiro esclareceu dúvidas de estudantes e professores, e destacou a importância da vacinação para o público entre 9 e 14 anos de idade.

“Não existem exames clínicos para o diagnostico do HPV, apenas a aparência dos sintomas é que alerta para a existência do vírus no organismo do paciente. A melhor saída, então, é a prevenção e, o primeiro passo é a vacina que sem nenhuma duvida é a estratégia mais interessante de combate ao vírus, principalmente se estivermos falando sobre a prevenção do câncer de colo de útero entre as mulheres”, esclareceu Aline.

As vacinas de HPV são profiláticas (ou seja, preventivas), e não terapêuticas. Sua eficácia ideal ocorre se administrada, portanto, antes da exposição dos indivíduos ao HPV, daí a necessidade de imunizar meninas e meninos.

“A imunização das meninas e dos meninos no início da puberdade oferece uma excelente resposta imune, uma característica natural entre indivíduos dessa faixa etária. Além disso, ao administrar a vacina em uma idade que precede àquela de risco de exposição ao HPV, seu efeito protetor é otimizado. O benefício é inquestionável, merecendo o total apoio da família, dos professores e profissionais de saúde”, disse a enfermeira.

Com o objetivo de vacinar todos os jovens, a equipe de Saúde da Família solicitou os cartões de vacinações e enviará para os responsáveis, os termos de autorização para a imunização dos estudantes.

“Retornaremos a escola no início da próxima semana e realizaremos a vacinação daqueles estudantes que forem autorizados pelos seus responsáveis. Mas é importantíssimo que os jovens que participaram da palestra sejam multiplicadores da informação que tiveram acesso. Essa é a importância das ações do Programa Saúde nas Escolas, levamos informação de saúde para os jovens que se beneficiam do conhecimento e se tornam nossos multiplicadores sociais” concluiu a enfermeira, Aline Carneiro.

Ascom PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *