Profissionais da Saúde em Sobradinho celebram os avanços no setor em 2019

Cerca de 150 profissionais de saúde participaram da confraternização de final de ano, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em clima de comemoração e sensação de dever cumprido.

No evento, que aconteceu na última sexta-feira (20), a equipe pode fazer uma avaliação dos avanços na rede pública de saúde, em Sobradinho, contando com as presenças dos representantes do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

A Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, ressaltou a necessidade de cada um fazer uma auto avaliação do seu empenho profissional e sugerir ideias para o fortalecimento da saúde no município.

“Convidamos todos os nossos trabalhadores da saúde para juntos revisarmos e celebrarmos todo o conjunto de ações desenvolvidas ao longo de 2019. Foi um ano de muito trabalho, que rendeu frutos, tais como as renovações estruturais das unidades básicas e do hospital. Comemoramos também a continuidade da conquista do comando único que nos permite trabalhar de modo autônomo no gerenciamento da saúde publica no município. Essa autonomia, conquistada pela gestão do prefeito Luiz Vicente, vem permitindo que os investimentos sejam feitos onde são necessários”, destacou Maysa.

Os avanços marcaram o ano em todas as unidades e coordenações da Secretaria de Saúde, com o amplo funcionamento do Hospital Municipal, com mais de 56 mil atendimentos realizados durante os últimos 12 meses.

Em 2019 as metas de vacinação do Núcleo de Epidemiologia foram alcançadas e 95% da população de risco foi imunizada contra o sarampo e influenza. Também houve sucesso nas ações do Núcleo de Endemias que comemora a cobertura vacinal antirrábica de 100% da zona rural e 80% da zona urbana do município, além de outras ações cotidianas. O Centro de Saúde foi revitalizado e alguns serviços passaram a ser prestados no local, garantindo acesso aos usuários aos diversos atendimentos. A assistência à saúde oftalmológica e bucal, foi ampliada, com a contratação de serviços que são prestados na sede de Sobradinho, e com o desenvolvimento de programas, como o “Sorriso Aberto, que atende aos alunos da rede de ensino municipal e comunidades rurais, prioritariamente.

A SMS encerra o ano com as prestação de contas em dia, com novos veículos adquiridos, servidores motivados e engajados em fazer a sua parte no avanço da saúde pública em Sobradinho. Uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido, dia a dia.

“Temos um gestor jovem que compreende como o setor de saúde é fundamental para o desenvolvimento do município, para a qualidade de vida de sua gente, com foco na dignidade humana, no respeito aos cidadãos e cidadãs. Ele investiu no trabalho do nosso grupo de profissionais, que se comprometeu e correspondeu ao investimento feito. Tudo isso resultou no sucesso do setor, que conta com uma avaliação positiva dos usuários”, concluiu a secretaria de saúde.

Ascom PMS