Prefeitura vivencia o Dia Nacional do Surdo com atividades inclusivas

Com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (27), na praça Geraldo Silva um evento em alusão ao Dia Nacional surdo.

A Secretária de Educação, Ducilene Kestering, fez a abertura do evento desejando as boas vindas a todos presentes e falou sobre os avanços na política de inclusão e acessibilidade no município e a importância do curso de Libras para as famílias e comunidade.

” A língua de Sinais deve ser apreendida por todos para que possamos estabelecer uma comunicação plena e inclusiva. Neste sentido, a gestão municipal tem oportunizado essa aprendizagem importante no processo educacional, que já contabiliza resultados importantes na vida dos surdos que são atendidos pela rede. Trabalhamos com vistas na valorização do potencial linguístico e artístico dos surdos, conquistado por meio da educação especial bilíngue, e na sensibilização da sociedade sobradinhense em relação ao potencial da pessoa surda também no mercado de trabalho.

A professora Joelma Mártires fez uma explanação sobre a história da educação inclusiva de surdos em Sobradinho. O evento também contou com apresentações musicais e teatrais feitas pelos alunos cursistas de Libras.

A coordenadora da equipe de surdos do município, Laudicélia Torres, falou sobre a importância de realizar eventos que trabalhem a temática da inclusão e da acessibilidade.

“O objetivo maior desse evento foi colocar em evidência a comunidade surda de Sobradinho e estimular as pessoas a se interessarem em aprender a Língua de Sinais. A prefeitura de Sobradinho oferece capacitação para os profissionais da educação e dos outros setores da administração pública. Toda sexta-feira, das 18 às 21 horas, no Colégio Municipal 24 de Fevereiro, oferecemos gratuitamente curso de Libras para as pessoas da comunidade que se interessarem. Este trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Educação que está disponibilizando profissionais capacitados com a principal meta de tornar a nossa cidade cada vez mais inclusiva”, destacou a coordenadora.

A Secretária Municipal de Educação falou que é uma orientação do Prefeito Luiz Vicente investir na Educação Especial, que determina o acesso integral à escolaridade para as pessoas com deficiência.

“Este trabalho foi iniciado no ano 2000, na gestão do ex-prefeito Luiz Berti, ou seja, há duas décadas tomamos a iniciativa e fizemos avançar as políticas públicas de acessibilidade. Ao longo desta gestão, temos registrado importantes avanços no que se refere à área da Educação Especial, como a formação de professores e a criação de espaços especializados. Parabenizo os nossos educadores, que dedicaram horas de seu trabalho para desenvolver, em nossas escolas, projetos de integração e conscientização de nossas crianças. Contribuir para que as pessoas com deficiência exerçam seus direitos, também é parte do papel social da escola. Refletir sobre esta temática significa discutir cidadania, democracia, igualdade social e respeito às diferenças”, concluiu a secretária.

Ascom PMS