Prefeitura realiza Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação

Aconteceu na manha desta quinta-feira (28), no Plenário da Câmara de Vereadores, Audiência Pública de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, com objetivo de apresentar, analisar e buscar sugestões para o texto base do plano, que irá nortear as diretrizes e metas educacionais do Município de Sobradinho por 10 anos.

O evento contou com a participação de pais, alunos, profissionais da educação, representantes do Conselho Municipal de Educação, dentre outros órgão representativos da sociedade civil. Um dos pontos abordados na audiência foi em relação ao processo de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação, com participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade.

Também foram apresentadas as metas alcançadas através das politicas educacionais da gestão municipal; Programas complementares como o Novo Mais Educação, o LET, Tempo de Areia, JEPP, como também, apoio as associações de estudantes, investimentos em capacitação e qualificação dos profissionais da educação, dentre outras ações. As metas relacionadas ao financiamento, voltadas ao regime de colaboração, colocaram Sobradinho em elevado índice de efetividade de gestão educacional.

Segundo a coordenadora Joelma Mártires, o trabalho foi realizado com muito cuidado por todos os entes envolvidos no processo.

“A comissão técnica da SME realizou um trabalho complexo e bastante significativo, através da pesquisa efetiva de dados oficiais e dados municipais, que apresentavam indicadores para a avaliação das metas estabelecidas no PME. Nossa intenção é disponibilizar esses dados à comunidade, com o objetivo de tornar todo processo mais democrático e transparente,” destacou a coordenadora.

Ao fim do encontro, a Secretária de Educação Ducilene Kestering avaliou a audiência.

“Este foi um importante momento para que a comunidade pudesse acompanhar mais de perto como funciona a educação, pois a escola vai muito além das paredes de uma sala de aula. Então, tivemos a oportunidade de mostrar as metas que cumprimos e as que estão em andamento. Vale ressaltar que Sobradinho está entre os 3 municípios do Estado da Bahia que foram selecionados a mostrar o seu projeto de monitoramento e avaliação do plano no dia 4 de dezembro em Salvador. Apesar de todos os desafios enfrentados, isso sinaliza os avanços conquistados pela gestão municipal em oferecer uma educação cada vez melhor para a nossa população,” finalizou a secretária.

Ascom PMS