Prefeitura de Sobradinho adere ao projeto Abatedouro Móvel da UNIVASF

Na última quarta-feira (12) o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leneíldo Monteiro, o chefe do departamento de Meio Ambiente Lucas Emanuel e representantes dos produtores de caprinos e ovinos de Sobradinho, participaram de um encontro com a Pró-Reitora de Extensão da UNIVASF, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lúcia Marise, para discutir a inclusão de Sobradinho no projeto Abatedouro Móvel.

O Médico Veterinário do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Paulo Nogueira, destacou o funcionamento e importância do projeto.

“A ideia consiste em uma carreta com equipamentos necessários para o abate de animais, dentro dos requisitos legais estabelecidos pela vigilância sanitária. A carreta ficará em uma estrutura fixa, composta por um curral, sala com equipamentos de refrigeração, sumidouro, e outros. A importância da iniciativa é que o Abatedouro Móvel pode se deslocar, permitindo o acesso a todos”, afirmou Paulo.

Os municípios de Uauá, Juazeiro e Dormentes, em Pernambuco, já aderiram ao projeto idealizado pela Univasf, em parceria com municípios, Fundação Brasil Meu Amor, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Pró-Semiárido, dentre outros.

“Por orientação do Prefeito Luiz Vicente Berti, procurei a Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF, no final do mês de maio, e iniciamos o encaminhamento para adesão ao projeto. Após esse último encontro, concretizamos a inclusão do nosso município que receberá o Abatedouro Móvel. Não somente Sobradinho, mas várias cidades se encontram sem abatedouro devido o alto custo para implantação e manutenção do serviço. Nossos comerciantes e criadores de caprinos e ovinos serão contemplados com esse avanço, e terão um produto de qualidade, inspecionado e de menor custo. Os municípios participantes entrarão com suas contrapartidas”, afirmou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leneíldo Monteiro.

Ascom PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *