Prefeito Luiz Vicente Berti participa da inauguração da Policlínica Regional

Com o objetivo de ampliar o atendimento à saúde na região do território do São Francisco, foi inaugurada nesta terça feira (30), a Policlínica Regional de Saúde, construída no município de Juazeiro pelo Governo do Estado.

O Prefeito Luiz Vicente Berti, acompanhado da Secretária de Saúde Maysa Sanjuan, do Vice Paulo Lima, vereadores e demais integrantes de sua comitiva, participou da solenidade de entrega do equipamento de saúde, que contou com a presença do Governador Rui Costa, dos Senadores Jaques Wagner e Ângelo Coronel, deputados estaduais, federais e prefeitos da região.

A Policlínica Regional vai beneficiar cerca de 530 mil moradores, em sistema de consórcio, atendendo aos 10 municípios que integram o Território São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. A unidade vai disponibilizar exames laboratoriais, de imagem e consultas nas diversas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Com equipamentos de ponta, a Policlínica Regional também oferecerá diversos exames, como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, ,histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Durante o evento, houve a entrega de uma unidade móvel para operação do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama em Juazeiro. A iniciativa do rastreamento já havia sido anteriormente anunciada e é resultado de uma parceria firmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesab) com o Instituto Avon e a Fundação Pio XII – entidade mantenedora do Hospital de Amor.

Segundo o Governo do Estado, foram investidos cerca de R$ 21,3 milhões na construção e aquisição de equipamentos como, mobiliário e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.

Na oportunidade o Prefeito Luiz Vicente Berti recebeu uma ambulância nova, que ampliará a frota de veículos para o atendimento à saúde no município de Sobradinho, um pleito do Deputado Estadual Samuel Júnior.

“Esse equipamento irá desafogar muito as demandas reprimidas existentes nas cidades da nossa região. Tenho certeza que todos nós ganhamos muito com a construção da policlínica regional, que será administrada em uma parceria do Governo do Estado e os municípios que fazem parte do consórcio. 60% das despesas de operação serão custeadas pelos municípios, dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada cidade, e o Governo do Estado da Bahia ficará responsável pelos 40% restantes. Sobradinho faz parte deste planejamento e os munícipes serão beneficiados com a realização de exames, consultas médicas e demais serviços. Seguramente, é um ganho considerável para o atendimento à saúde em toda a região, e eu estou muito feliz por Sobradinho fazer parte desta conquista”, afirmou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *