Mais de 1.500 pessoas são atendidas pela Caravana da Cidadania em Sobradinho

Sobradinho recebeu nesta quinta-feira (30), a Caravana da Cidadania e da Justiça Social, uma parceria entre a prefeitura, Governo do Estado e SAJUC – Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade. Foi um dia inteiro de serviços gratuitos, palestras e oficinas de cultura dirigidos a população que compareceu em grande número a unidade do Colégio Estadual Vila São Joaquim, local onde a ação foi realizada.

Mais de 1.500 atendimentos foram prestados nas diversas áreas, como emissão de RG, Carteira de Trabalho, CPF, segunda via da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito: (Gratuidade para emissão de 2º via; Carteira de Trabalho e Previdência Social –CTPS, PROCON: Atendimento ao consumidor, orientação para emissão de Passe Livre Intermunicipal para a pessoa com deficiência, emissão do Cartão ID Jovem, Realização de exame de DNA, Testagem rápida de HIV, Defensoria e Oficina de capacitação do sistema de Informações para Infância.

A dona de casa Maria de Fátima do Nascimento não perdeu a oportunidade e chegou cedo para tirar o RG do filho mais novo e efetuar a atualização do benefício do Bolsa Família.

“A vinda desse serviço para nossa cidade é muito importante, pois muitas vezes pra gente conseguir tirar um RG, precisamos nos deslocar para cidade vizinha e nem sempre temos condições de ir até lá. Aqui já fiz duas coisas em um só lugar e o melhor que tudo se resolveu rápido. Todos os envolvidos nesta ação estão de parabéns”, comemorou a dona de casa.

A estudante Sandy Sousa aproveitou a oportunidade de tirar a segunda via de seu RG. “Eu cheguei aqui pensando que ia demorar. Porém fiquei muito satisfeita com o serviço. Além de ser rápido, de graça é pertinho de casa”, elogiou a estudante.

O assessor especial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Robison Brandas, falou sobre a ação realizada.

“Esta é uma ação conjunta com o Governo do Estado, SAJUC (Serviço de Assistência Socioambiental no Campo e Cidade), em parceria com a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Estamos muito satisfeitos com os resultados do nosso esforço, que além de levar o atendimento ao público para atualização de dados e emissão de documentos, levamos também muita informação para a juventude por meio das oficinas organizadas pela Coordenação de Juventude do Estado, onde promovemos debates sobre o protagonismo juvenil e comunidade LGBT. Também oferecemos treinamentos e monitoramentos para todos os agentes da assistência social. Eles debateram sobre o fortalecimento da rede e os principais desafios da gestão do sistema de assistência social. Portanto, movimentamos o município em seus mais diversos segmentos com o propósito de realizar uma verdadeira caravana da cidadania, e estamos muito satisfeitos por este objetivo ter sido alcançado”, Avaliou Robison Brandas.

O Coordenador Executivo do SAJUC, Paulo Macedo, explicou como foi realizada a articulação entre o Estado e o município.

“O SAJUC é uma entidade que tem um trabalho voltado para a assistência social, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, representado pelo senhor Carlos Martins. Tendo em vista esta articulação, percebemos a possibilidade de trazer esta caravana para o município. Deste modo, entramos em contato com a prefeitura, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e prontamente o departamento nos disponibilizou pessoal e toda assistência necessária para o bom encaminhamento dos trabalhos. Foi necessária a ampliação da lista de atendimentos para que pudéssemos oferecer o serviço a todas as pessoas que vieram. Sabemos que população mais carente, possui uma grande necessidade desses serviços. Portanto, é uma ação que valoriza o cidadão e busca garantir mais dignidade para as pessoas”, esclareceu Paulo Macedo.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Jaílson Silva Souza, comentou as ações. “Quando o pessoal do SAJUC juntamente com a representante da Caravana da Justiça Social nos procurou e explicou como seriam realizados os trabalhos, imediatamente abraçamos o projeto. Enxergamos uma excelente oportunidade de estabelecer parcerias que pudessem dar um maior alcance das ações sociais em nosso município. Este conjunto de atividades trouxe muitos resultados positivos para a população. A prefeitura sempre será parceira destas iniciativas que visam fortalecer a cidadania e o bem estar social da comunidade”, finalizou o secretário.