Cidade limpa, povo civilizado: Confira rotina do caminhão de coleta dos resíduos sólidos

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, reforçando o setor de limpeza urbana, reorganizou os horários da coleta de lixo.

De acordo com o calendário da secretaria, a coleta será realizada em todos os bairros, de segunda a sábado. No turno matutino o caminhão estará nas Vilas são Francisco e Santana. Durante a tarde, as quadras da Vila São Joaquim serão atendidas pela coleta.

A cidade de Sobradinho se destaca na região pela limpeza e organização da cidade, resultado do empenho da atual gestão, que garante a regularidade na prestação do serviço de coleta de resíduos sólidos.

“A organização da coleta dos resíduos sólidos é um ponto importante para a garantia de uma cidade limpa. Nós garantimos à população de Sobradinho uma regularidade no serviço e por conta disso, ainda que alguns moradores não contribuam com a limpeza urbana, vivemos em uma cidade limpa, bem cuidada. No entanto, uma questão que não pode ser negligenciada, é a contribuição dos cidadãos para a manutenção da limpeza. Neste sentido, pedimos a cooperação dos moradores, alertando para que fiquem atentos a passagem do caminhão, e assim possam colocar suas caixas coletoras na porta. Além disso, solicitamos também que contribuam com nossos agentes de coleta, adotando os devidos cuidados no descarte de materiais cortantes e que oferecem algum risco” declarou o Secretario de Infraestrutura e Serviços Públicos, Moacir Torres.

A limpeza urbana é responsabilidade da gestão municipal, mas a conservação é um ato de cidadania, um dever dos cidadãos e cidadãs.
Cuidar do lixo da residência, preservar as praças e locais públicos, não jogar lixo em terrenos baldios, manter limpos seus terrenos, são pequenas ações que podem melhorar a qualidade de vida da cidade.

Por isso fique sempre atento aos dias e horários que o caminhão de lixo passa no seu bairro. Coloque o lixo pouco antes do caminhão passar.

Lembrando que muitos problemas de saúde e doenças como a dengue e a leptospirose podem ser evitadas se alguns cuidados básicos com o lixo forem tomados. Outro alerta é de que os proprietários devem manter os terrenos limpos, evitando a proliferação de escorpiões, ratos, baratas, focos de dengue e outros problemas. Manter o terreno limpo é um dever de cada proprietário.

” Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja. Portanto, reforçamos o pedido para que os moradores colaborem com a manutenção da limpeza urbana, que é resultado da união do poder público e da população, e que se reflete na preservação do meio ambiente e da saúde pública”, concluiu Moacir Torres.

Confira a rotina do caminhão de coleta no cronograma abaixo: