Agosto Dourado: Secretaria de Saúde de Sobradinho promove conversas sobre a importância da amamentação

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretária de Saúde (SMS), iniciou as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Durante essa semana as Unidades Básicas de Saúde, UBS da S17 e UBS do Maria Ribeiro realizaram rodas de conversa com cerca de 50 mulheres grávidas e no período puerpério. As equipes de saúde da família e do NASF se uniram para chamar a atenção das mães sobre a importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida.

“Nos meses iniciais de vida, o leite materno é importantíssimo para a criança, pois falando do ponto de vista nutricional ele carrega em sua composição todos nutrientes que alimentam e protegem o bebé. Através da amamentação a mãe está oferecendo um alimento que vai hidratar, e fornecer a criança proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos e glóbulos brancos que irão ajudar no desenvolvimento e regeneração dos órgãos, no desenvolvimento e proteção os neurônios no seu cérebro, entre vários outros benefícios”, destacou a nutricionista do NASF Darling Ferreira que conversou com os presentes na UBS da S17.

Desde 2017, o oitavo mês do ano foi instituído pelo Congresso Nacional Brasileiro por meio da lei número 13.435, como o mês do aleitamento materno, ou o Agosto Dourado. A data foi escolhida a fim de coincidir com a Semana Mundial da Amamentação, período definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover as metas da ‘Declaração de Innocenti’, um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais que entre outras coisas implementa os 10 passos para o sucesso da amamentação em todas as maternidades, além de legislar e proteger o direito da mulher de amamentar.

Nesse ano a semana tem o tema ‘Capacite os pais e permita à amamentação, agora e no futuro’. A escolha foi feita com o objetivo de destacar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, no aleitamento materno. O assunto também foi abordado pelas equipes de saúde da família, e pela psicóloga Larissa Alves que comentou com os presentes na UBS do Maria Ribeiro sobre a importância da saúde mental das gestantes e puérperas, destacando como é necessário o apoio da família e o envolvimento de pais e irmãos nesse período.

Na próxima quarta-feira (21), mais um encontro com as gestantes e puérperas será realizado no Centro de Saúde para reforçar a importância do aleitamento materno. E ao longo no mês a SMS ainda realizará outras ações nas demais UBS’s do município em comemoração ao Agosto Dourado.

Ascom PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *