17º Edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho: Mais de mil vaqueiros participam da Cavalgada, Missa e Forró da Espora

O domingo,4, no Forró do Vaqueiro 2019, foi de celebração e homenagens, com a tradicional Cavalgada e a Missa do Vaqueiro. Logo cedo, os donos da festa se concentraram na Vila Santana onde foi oferecido um delicioso café da manhã ao som do autêntico forró pé de serra, com a participação de cerca de mil vaqueiros de Sobradinho e região.

Com as energias recarregadas, os vaqueiros saíram em uma grande cavalgada pelas avenidas da cidade, emocionando o público que pode presenciar um espetáculo de encher os olhos. Entoando aboios e cantorias, eles chegaram a Igreja São Joaquim, onde foi celebrada a tradicional “Missa do Vaqueiro”, pelo Padre Valmir Colombo.

Centenas de pessoas se juntaram aos vaqueiros para participar do ato litúrgico, momento em que os heróis sertanejos agradeceram as bençãos recebidas, pediram proteção e coragem para a lida.

” Todos os anos participo desta cavalgada e sempre trago a minha família para me acompanhar nesta festa tão bonita. Estou muito feliz em fazer parte de algo tão importante para a nossa cultura. Foi mesmo a melhor que já participei. Em nome dos vaqueiros da nossa região, agradeço a prefeitura pela homenagem tão bem organizada e pelo respeito que tem nos dado,” disse seu José Nilton da Costa.

Os expectadores da missa entraram na mesma vibração de fé e não esconderam a emoção de fazer parte da celebração religiosa, abençoada pela padroeira Nossa Senhora Aparecida.

A comerciante Maria da Cruz de Souza expressou a sua emoção durante a celebração da Missa do Vaqueiro.

“ Todos os anos me emociono com uma celebração tão bonita. Essa homenagem que acontece todos os anos em nossa cidade marcou muito a nossa cultura, e isso nos traz um sentimento muito forte de valorizar as nossas raízes e a nossa fé. Que Deus ajude que esta tradição cresça cada vez mais”, declarou a comerciante.

O mecânico montador Pedro Barbosa de Souza, mais conhecido como ” Pedrosa Aboiador”, falou do orgulho em participar do evento.

“Participo desde as primeiras edições desta festa. Sou mecânico montador, mas a minha maior paixão é estar em um momento como este declamando as minhas poesias e aboios, oferecendo a minha devoção a Nossa Senhora Aparecida e contribuindo para o enaltecimento da cultura do Vaqueiro em nossa cidade”, revelou Pedrosa Aboiador.

Logo após a missa, os vaqueiros se concentraram para o almoço e, já com gosto de despedida, participaram do Forró da Espora, animado por Zezão do Acordeon.

No Pátio de Eventos, a última noite da festa foi concluída com grandes shows de Leandro do Gado, Beatrys Zarb, Brega e Vinho e Saia Rodada.

Com aprovação absoluta dos vaqueiros e do público, foi encerrada a 17ª Edição do Forró do Vaqueiro, uma manifestação cultural que se consolida como uma das maiores festas da região do São Francisco.

Ascom PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *